Que a pandemia em 2020 trouxe diversos novos hábitos não é novidade. Mas o que iremos trazer do ano passado como tendência para este ano de 2021? Quais os impactos desses novos hábitos de consumo? E no setor empresarial, pequeno e grande comercio, residencia, comportamento, política e sociedade?
O que mais gosto em artigos sobre tendência, é que além de ficar por dentro de um breve histórico do que foi vivido e o que disso ficará, é que podemos refletir sobre nós mesmos. Podemos olhar para trás e ver o que queremos nos apropriar como nossa verdade. Quais novos hábitos quero criar para mim? Quem quero me tornar? Como posso ser melhor? Perguntas como essas norteiam e giram em torno do porquê acompanhar tendências e consequentemente uma retrospectiva do que se foi.
Home office na veia.
Em 2020 muitas empresas se viram trabalhando 100% do tempo em casa. O home office já era prática do mundo comercial antes disso, mas não com tanta intensidade como a qual tivemos que viver às pressas pela pandemia que assolou nosso país. A novidade é que as empresas e seus funcionários gostaram da ideia. O ato trouxe diversos cenários positivos para ambos os lados; uma economia por parte da empresa, produtividade e motivação dos funcionários para com suas tarefas, nos conta Fabio Mariano Borges. De acordo com ele, teremos uma oficialização do home office, pessoas serão contratadas especificamente para trabalhar de home office. (Lembrando que essa tendência é um privilégio daqueles que não são funcionários braçais, função a qual majoritariamente pertencente às pessoas das periferias das cidades). Com essa mudança nada pequena, temos grandes impactos na sociedade:
- Menos pessoas trabalhando presencialmente = menos pessoas circulando em cafeterias, restaurantes por quilo, praças de alimentação nos shoppings, patinetes e bicicletas, ou seja, teremos uma reconfiguração econômica. Fabio nos conta que já está sendo discutido sobre o pagamento de impostos a partir desse novo modelo de trabalho. Funcionários pagariam uma taxa de 5%, e esse imposto seria destinado a trabalhadores que não têm o privilégio de trabalhar de casa.
- Benefícios antes recebidos pelos funcionários na era home office serão outros. “Ok agora trabalho de casa, e o que você vai me dar para trabalhar de casa? Manutenção do meu computador? Notebook? Um vale café dentro de casa? Já existem empresas que fazem isso, em geral multifuncionais.” É um universo novo, no mínimo interessante, gerando uma sensação de pertencimento para quem trabalha e trabalhará nesse novo modelo de negócio.
- O salário tende a diminuir. Vale transporte, vale alimentação, pacote beneficios, horas trabalhadas serão novos cenários na era home office. Fiquemos atentos em como será desenrolada essa questão ao longo dos próximos meses.
Estudar em Harvard nunca foi tão fácil.
Um dos grandes sentimentos causados nessa pandemia foi: como permanecemos produtivos durante tanto tempo dentro de casa? Isso gerou uma motivação para que as pessoas buscassem cursos profissionais, cursos acadêmicos, cursos no geral sobre os mais diversos assuntos: culinária, maquiagem, finanças pessoais, dentre outros. Até mesmo Harvard disponibilizou inúmeros cursos online e gratuitos durante a pandemia. A grande tendência que observamos nesse sentido, é que o EAD, que também já era uma prática que estávamos vivendo, teve esse forte pontapé em 2020 que se intensificará cada vez mais ao longo dos próximos meses. Novos hobbies, novos hábitos, novos interesses.
Hoje tem live!
Quem em 2020 não assistiu nenhuma live de algum cantor, DJ, dupla sertaneja, empreendedorismo, maquiadoras, políticos, que atire a primeira pedra! Abriram-se caminhos valiosos de mídia nesse sentido, mais um concorrente para a televisão e para o próprio streaming. Se pensarmos nos horários em que as lives acontecem, de 18h às 23h, essa pessoa certamente não está assistindo a novela das 21h, tão pouco está assistindo o netflix, amazon, HBO no sábado, dia da live da Marília Mendonça. Temos aqui mais uma oportunidade de conteúdos se espalharem! O consumidor agradece e os protagonistas das lives também. Há quem fez dos stories do instagram e lives em multiplas plataformas algo rentavél. Quem não viu os influencers da vida vendendo as “listas de melhores amigos” do instagram para oferecerem conteúdos personalizados? No mínimo tendencioso, hum? “Eu tenho uma brincadeira que eu falo que na entrega do Oscar vai ter la ‘na categoria de live o prêmio vai para…’”, comenta Fabio. E olha, faz todo sentido!
Minha casa, minha cara.
O ano de 2020 foi muito valioso para decoradores, arquitetos, design de interiores, organizadores. Muitas pessoas por ficarem mais tempo dentro de casa seja por precisarem fazer algum reparo de algo que quebrou, a tinta da parede que sujou, cansaço do local, vontade de se sentir mais pertencente em seu espaço, as vendas de móveis cresceram consideravelmente e a contratação de especialistas para esses espaços também. Fabio nos conta que esta será mais uma das tendências que se intensificará neste ano de 2021. Me identifico muito e vejo inúmeros ganhos pessoais com essas mudanças dentro de casa. É uma oportunidade de trabalhar a individualidade, poder ficar mais consigo mesmo, descobrir o que nos faz feliz no dia a dia em termos de conforto, isso é autoconhecimento e autopercepção, sair do automático! Claro, infelizmente nem todos temos condições de fazer A mudança dentro de casa, mas só de trocar a cama de lugar; colocar o móvel da televisão na outra parede; comprar uma capa de sofá para mudar a cor; criar um cantinho da leitura; comprar uma luz azul para tomar um banho relaxante, já faz toda diferença!
Conscientização social: um caminho sem volta
Já estávamos vivendo há tempos na era das causas, onde já muito se falava sobre: racismo, violência doméstica, direito da mulher, violência contra gays, lésbicas, transsexuais, meio ambiente, dentre muitas outras vertentes sociais. Em 2020, de acordo com o Fabio, não sabe-se mensurar se houve uma intensificação do apelo nas redes por uma sensibilidade que a pandemia trouxe, pelo maior tempo disponível nas redes, logo as pessoas entravam em contato com outros tipos de conteúdo, se criou-se uma atenção maior a tudo o que está acontecendo ao nosso redor. Pode ser tudo isso e mais um pouco, fato é, daqui pra frente isso apenas se fortalece, é literalmente um caminho sem volta.
Mesmo que ainda existam pessoas que ocupem lugares de poder na sociedade que pensem de maneira antidemocrática, conservadora, preconceituosa, se olharmos para um cenário que traz um impacto minimamente positivo é: manifestações infelizes como essas cooperam para nos deixarmos INDIGNADOS, fervilhando em emoções CONTRA a tudo que está acontecendo e sendo dito. Nada passará despercebido, a pressão por posicionamentos e mudança de comportamento em cima daqueles que faltem com a conscientização social será gigante. Que estejam preparados!
Nenhuma tendência é inteiramente positiva ou negativa, tudo depende da nossa maleabilidade em aceitar mudanças. Pois tudo aquilo que antes era de uma maneira, pode mudar rapidamente, basta enxergarmos anteriormente o comportamento da sociedade, assim teremos uma resposta do que virá.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.