Não é de hoje que personagens de um filme ou de uma série trocam de rosto quando o ator ou atriz decide, por algum motivo, não continuar seu papel. Vários são os exemplos começando com o grande ator Sergio Cardoso que faleceu no final da novela Meu Primeiro Amor (1972) sendo substituído por Leonardo Villar. Rachel Weisz não quis se separar de seu filho pequeno para fazer novamente o papel de Evelyn O’Connell no terceiro filme A Múmia: A Tumba do Imperador Dragão, de 2008, entrando em seu lugar Maria Bello, com sotaque britânico e cabelo moreno. Sem contar com a franquia, 007 que teve seis atores diferentes, influindo o mais recente Daniel Craig, aliás, atual marido de Rachel Weisz.
Por isso, nada espanta o público quando o assunto é mudança do elenco de uma série. No caso de Batwoman, até hoje paira a dúvida do real motivo por que Ruby Rose decidiu sair da série. Sua declaração oficial foi a de que era uma série muito puxada, com muitas cenas de ação que ela tinha que interpretar junto com os dublês. Nos bastidores, contudo, a atriz estava cansada de se machucar exatamente nessas cenas. Quando ela passou duas semanas num hospital se recuperando de uma séria lesão, deve ter sido alí, o momento que ela decidiu tomar essa decisão drástica.
Para os produtores, substituir a atriz principal foi um tormento, que dividiu os principais envolvidos na produção de Batwoman. Um lado achava que bastava substituir Ruby Rose por outra atriz com o mesmo perfil físico, o que incluiria não mudar sua identidade real, Kate Kane. Um outro queria que Kate sumisse de Gotham City, abrindo caminho para uma outra personagem assumir a capa e o capuz da heroína. Essa foi a tese que venceu, trazendo a jovem atriz Javicia Leslie dá vida a Ryan Wilder, a primeira Batwoman negra.
O primeiro episódio da segunda temporada, que começa dia 29 de janeiro na HBO, mostra que Kate Kane desapareceu da cidade, deixando sua luta contra a quadrilha de Alice em aberto. Ao mesmo tempo, a sem-teto de 25 anos de idade, encontra o bat-uniforme de Kate. A garota vê uma possibilidade real de sair dessa vida complicada, e caminhar rumo a futuro melhor. Com algumas modificações no traje original da Batwoman, surge uma nova força para combater o crime na cidade.
A criadora da série, Caroline Dries, que já foi roteirista e produtora de séries importantes como Smallville, The Vampire Diaries e a nova versão de Melrose Place, manteve com Leslie a mesma dinâmica que teve com Ruby. Ryan Wilder assim como Kate, é lésbica assumida, audaciosa e muito inteligente, que aos poucos, vai deixando seu passado de sem-teto, onde morava numa van, para assumir o papel de justiceira de Gotham sem limites.
O novo visual da Batwoman foi criado pela figurinista Maya Mani. “A trajetória de Ryan começa com a pergunta pessoa ‘O que este uniforme pode fazer por mim?’ Mas logo descobre o poder dessa roupa icônica e o que ela pode fazer por todos em Gotham City”. A personagem transforma o bat-uniforme num traje adaptável ao seu corpo, mas sem perder o manto sombrio que sempre foi o diferencial de Batman e da Batwoman no combate ao crime na cidade.
“Maya Mani me mandou os desenhos e eu amei”, disse a produtora executiva Caroline Dries. “Nunca tínhamos alterado o penteado da personagem na primeira temporada e Janice Workman arrasou com a nova versão. Javicia e eu vimos vários protótipos de estilos e chegou um momento em que estávamos rabiscando as nossas próprias versões no iPad. Janice traduziu isso para o que estávamos buscando. Quando vi, sorri e me senti inspirada.”
Sobre o figurino e sua colaboração com Caroline Dries e Maya Mani, Javicia disse: “Eu adoro o fato da Ryan estar construindo sua própria versão da Batwoman, no estilo, no jeito e no momento dela! Foi uma honra poder colaborar com a Caroline e a Maya. Achei importante que o público pudesse perceber pela silhueta que Batwoman era uma garota negra.”
Resta agora ver a reação do público à mudança, e principalmente, como os produtores durante a nova temporada, darão uma explicação boa para o sumiço de Kate Kane, com uma possível participação de Ruby Rose. A nova temporada de Batwoman começa dia 29 no canal HBO, a partir das 21horas.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.