Muitos são os fãs de animes que sonham em trabalhar para um estúdio de animação no Japão ou produzir seu próprio conteúdo original. A exemplo de Yū Kamiya, o primeiro brasileiro a produzir uma animação japonesa de renome, com a amada série No Game no Life.
Todavia no Brasil não há uma culturalmente um investimento nesse setor, embora nomes de peso, que atuaram em grandes projetos no exterior, como: Ennio Torresan (Kung-Fu Panda, Madagascar), Carlos Saldanha (A era do Gelo), Natalia Freitas (Moana) sejam profissionais que se destaquem em sua área, no mercado interno não há uma grande valorização e produção de conteúdo relacionado a animações, principalmente em relação a Animes.
Tivemos a oportunidade de trazer em primeira mão uma entrevista exclusiva com Jailson PS Junior, fundador da empresa Anistage, que tem a ousada iniciativa de mudar essa realidade e dar início a um marco de animes totalmente originais em terras tupiniquins.

Jailson tem 22 anos e reside em Sorocaba, interior de São Paulo. O Jovem CEO é idealizador do projeto Anistage, responsável pelo desenvolvimento da plataforma e co-projetos como produtor dos títulos Decay Of The Knights, Mokura e Gate Glass. Um fã assíduo de animes que resolveu criar seu próprio universo.
Como surgiu a ideia da iniciativa Anistage?
A Anistage surgiu aproximadamente em dezembro de 2019, a ideia inicial era criar um aplicativo onde tivessem várias animações fansdub (animações dubladas por fãs), seria um aplicativo sem anúncios e fins lucrativos, um catálogo só de animações fã dubladas. No entanto percebemos que isso poderia gerar algum problema futuramente, aí eu fundei o projeto como é hoje.
E como é a plataforma hoje?
Hoje a Anistage é uma plataforma de streaming por demanda, similar aos serviços que existem no mercado atual, porém flexível e confortável, sem limitações e burocracia. A ideia é tornar o serviço, compatível com todos os produtores e pequenos estúdios. Desejamos que a Anistage seja bem vista e que possa proporcionar uma boa experiência para quem utilizar o serviço.
Por qual meio será distribuído o conteúdo e quando a plataforma chega ao mercado?
Será transmitido pelos portais Anistage.com, canais parceiros e nossos canais oficiais como YouTube. Temos programação para iniciar nossas atividades no inicio de 2021
Qual a principal proposta da plataforma?
O desenvolvimento do mercado principalmente o indie (independente), inicialmente fomentando o crescimento da Anistage e ajudando a dar forças a novas iniciativas do tipo, tanto como streaming como novos estúdios.
A iniciativa será focada somente em produção e distribuição de animes originais da Anistage?
Não, possuímos alguns parceiros, estúdios indies que também que estão produzindo e teremos exclusividade de distribuição do conteúdo, sendo um Original da Anistage.
A plataforma será a primeira do gênero no Brasil, mas sabemos que existem diversos Fan Animations, qual será o diferencial da Anistage em relação a esse tipo de produção?
Conteúdo original e animações de qualidade, tanto visual, animação em si e história. Temos um bom tempo planejando Decay Of The Knights por exemplo, que só entrou em produção a pouco tempo atrás, isso por que estava sendo planejado. Estávamos desenvolvendo seu universo, história, personagens, arquitetura de cada cidade, economia o seu próprio bestiário por exemplo, vários fatores que culminaram em algo bastante profissional.
Originalidade hoje é um fator crucial, que destaca as plataformas das demais que apenas distribuem conteúdo. A proposta da Anistage é exatamente a originalidade. Haverá nesse sentido abertura da plataforma para distribuição de conteúdos de terceiros? Como é feito pela empresa Webtoon com seus Manhwas digitais?
Sim, lançamos recentemente o projeto StageComics (www.stagecomics.com) será nossa “Webtoon”, mesmo tipo de serviço, aonde as pessoas poderão publicar suas histórias e será um bom observatório para Anistage.
Sabemos que o Brasil está entre os países que mais consomem animes e derivados da cultura japonesa no mundo, há uma grande demanda de fãs fervorosos. Mas em relação ao setor de produção, como é essa realidade atualmente?
O Brasil possui muitos artistas de qualidade, tanto para 2D, 3D ou desenhistas, no entanto, sabemos que o país não tem incentivo nem privado e nem governamental, privado tem alguns poucos, mas sabemos que é bem limitado, no Brasil é algo bem difícil. Hoje fazemos tudo na raça mesmo, todos da equipe Ainstage são voluntários, temos alguns gastos e tiramos do nosso bolso para manter, muitos tocam o trabalho pessoal junto ao nosso projeto, pois acreditamos no potencial da ideia. A maioria esmagadora presta serviços remotamente para estúdios de fora do país, pode não parecer mas algumas animações mundo afora podem ter dedo de algum Brasileiro. Recentemente por exemplo, dois colegas estavam fazendo algumas cenas para uma animação Francesa que deve sair nos próximos anos, é nosso cenário, temos poucos estúdios e baixo orçamento, principalmente algo privado.
O país possui talentosos artistas, por que acha que nunca ocorreu anteriormente esse tipo de iniciativa?
Surgimos de uma ideia, que acabou se tornando outra, foi um acaso, Brasil é complicado de se ter algo, o preconceito ainda é grande com conteúdo brasileiro, acho que também desanima alguns idealizadores.
Existe um árduo trabalho pela frente, com fortes concorrentes no mercado externo que atuam no Brasil. Como pretendem atrair os fãs para a Anistage?
Anistage está criando uma base de interessados em apoiar o projeto, esperamos que nossos projetos seja satisfatório e que o público peça mais, como consumidor de animação, todos na equipe entendem o mercado e como queremos algo, transmitimos esses sentimentos para os projetos, planejando algo que as pessoas realmente gostem, com temas e gêneros que a galera curte. Ser um consumidor e uma pessoa responsável por criar algo do tipo é entender do que as pessoas gostam, com isso a acreditamos que possamos ir subindo alguns degraus.
Produzir o próprio anime é o sonho de muitos fãs brasileiros, como um profissional poderia entrar em contato para participar da Anistage, digo haverá esse tipo de abertura?
Anistage está aberto a novos profissionais que queiram participar, basta enviar o portfólio para nossos e-mails : personal@anistage.com ou jailsonpsjunior@anistage.com
A plataforma está programada para lançamento em 2021, e já possui alguns títulos, poderia falar um poucos sobre eles.
Bom, Decay Of Knights é certamente o maior de todos no quesito complexidade, desenvolvimento e história, todo o universo em si, a trama vai contar a história de Jael Colbert e Argos Pride na Europa medieval. É algo bem grandioso, A gente não solta muita coisa por estratégia(risos), mas vamos liberar novas imagens, vídeos e mais conteúdos sobre as animações e as dublagens.
Jailson em nome do Jornal 140 agradecemos sua participação e torcemos com sucesso de sua iniciativa, e que venham muitas novidades e conteúdos originais pela frente.
Agradeço ao Jornal 140 pela entrevista e pela oportunidade de conversa, todos nós da Anistage agradecemos pela colaboração e apoio transmitido, não só do Jornal, mas de todos que contribuem com as nossas novidades. A Anistage vai chegar em 2021 e esperamos poder corresponder bem as expectativas de todos. Está logo aí, chegaremos em breve Brasil.
Aos interessados em ter acesso ao primeiro streaming de animes totalmente brasileiros e contribuir com a iniciativa segue abaixo o site da plataforma:
Nosso Apoia.se:
https://www.apoia.se/anistage/
http://anistage.com/
