Não é de hoje que a Coreia do Sul vem apostando fortemente na exportação de sua cultura, o país segue a mesma estratégia que o Japão adota há mais de 30 anos, com altos investimentos em tecnologia, cinema e cultura pop. E já é possível ver os frutos desse investimento, a exemplo do recente Oscar, prêmios musicais e parcerias com empresas como a Netflix e Crunchyroll, líderes do mercado de streaming em suas respectivas áreas.
Nesse contexto separei 5 obras coreanas indispensáveis para quem quer conhecer mais sobre essa rica e profunda cultura.
Parasita (Gisaengchung)
Diretor: Bong Joon Ho
Duração: 2h 12min
Onde assistir: Telecine Play
Ganhador do Oscar de melhor filme do ano de 2019, Parasita é uma obra indescritível, que mantém o equilíbrio perfeito entre comédia, drama e suspense. É possível sorrir em uma cena e no minuto seguinte se espantar, até cair em lágrimas. O filme é uma crítica reflexiva ao modelo socioeconômico, ético e moral do século XXI, levantando questões sobre a vida e dignidade humana, que aparentemente preferem ser escondidas e esquecidas pela sociedade.
A história acompanha uma família de classe social baixa em Seul, Ki-woo o membro mais novo, consegue um emprego por indicação de seu amigo como professor de inglês na mansão da abastada família Park. Aos poucos ele elabora planos mirabolantes para empregar todos os seus parentes.
Sonhos Lúcidos (Lusideu Deurim)
Diretor: Kim Joon-sung
Duração: 1h 41min
Onde assistir: Netflix
Se você acha que os sul-coreanos estão atrás dos EUA em obras de ficção, não poderia estar mais enganado. Sonhos lúcidos é um daqueles suspenses investigativos capazes de explodir a mente do espectador. O filme é uma mistura de Searching com Inception, onde um Pai busca através de sonhos lúcidos reviver suas memorias para reconstruir o cenário de sequestro de seu filho, procurando o culpado pelo crime.
O filme levanta questões interessantes sobre o funcionamento e potencial da mente humana, com foco em nossa capacidade de memória e na incrível teoria de compartilhamento de sonhos. Um filme de ficção e suspense que te deixa intrigado do início ao fim.
A ligação (Kol)
Diretor: Lee Chung-hyeon
Duração: 1h 52min
Onde assistir: Netflix
Embora não seja muito original, A ligação é um típico filme para os amantes de viagem no tempo e universos paralelos, ou pelo menos algo próximo a isso. O diferencial do filme é na verdade seu gênero de suspense, que junta elementos ficcionais de viagem no tempo com saúde mental e esoterismo.
Na trama uma jovem desolada pela morte de seu pai e a doença terminal de sua mãe retorna a antiga casa onde morava. Ela atende uma misteriosa ligação feita por uma moradora da casa de 20 anos atrás. Uma amizade atemporal se desenvolve, mas a regra é clara, nunca tente alterar o passado. O filme mantém a todo momento um ar de suspense e traz elementos do ocultismo que aumentam a tensão da história. Um excelente thriller de terror.
O hospedeiro (Gwoemul)
Diretor: Bong Joon-ho
Duração: 2h 1min
Onde assistir: Netflix
Neste clássico filme de ficção e terror acompanhamos o drama de uma família típica coreana que se une para resgatar uma ente querida que foi pega por um monstro à beira de um lago. Embora pareça ser um clássico filme trash de terror, o hospedeiro é um dos poucos filmes do gênero que atua com profundidade na história de seus personagens. O enredo sabe mesclar momentos dramáticos e cômicos que tocam o coração do espectador. Poderia até arriscar se tratar mais de um drama familiar, do que de um filme de terror. De todo modo o filme rende boas cenas de ação e suspense.
Invasão Zumbi (Busanhaeng)
Diretor: Yeon Sang-ho
Duração: 2h 1min
Onde assistir: Netflix
O filme traz uma temática o qual podemos considerar batida, embora muito explorada e amada pelos fãs, Zumbis estão entre os seres e mitos mais retratados na história do cinema. Você poderia até achar que esse filme é só mais uma dessas produções baratas batidas, mas irá se surpreender ao se deparar com um enredo tão envolvente, com a dose certa de suspense e drama.
A história acompanha Seok-woo, um administrador de investimentos divorciado e sua filha em uma viagem de trem para Busan. Infelizmente uma onda de infeção e devastação de zumbis atinge toda a Coreia , inclusive o trem, pai e filha tentam sobreviver enquanto aos poucos os vagões se enchem de zumbis. O filme é ousado e não tem medo de causar impacto, com cenas que lhe fazem prender o ar sem permitir sequer piscar, um dos melhores filmes sobre a temática zumbi dos últimos tempos.
Bonûs – Kingdom (Kingdeom)
Diretor: Kim Seong-hun
Temporadas: 2
Onde assistir: Netflix
Embora não seja um filme, essa série original Netflix merece estar na lista. Kingdom é a união perfeita de dois grandes enredos da cultura-pop: Zumbis e Guerra por Tronos. A história se passa na Coréia Medieval na Dinastia Joseon (1392-1897), onde um príncipe herdeiro é enviado para uma missão suicida, para investigar misteriosos casos de morte no reino. O enredo se desenvolve de maneira esplêndida, mesclando perfeitamente os dois gêneros, trazendo toda a ambientação do período medieval, com trajes, costumes e ambientes, e do outro lado cenas macabras dignas de um thriller de Zumbi. Uma trama de conspiração, ação, suspense, que rende excelentes cenas de cabeças de zumbis sendo decapitados por espadas imperiais. Com certeza um dos melhores títulos originais da plataforma, que aguarda uma terceira temporada.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.