No jornal 140 foi publicado um artigo sobre o tempo de vida humano no DNA, mas como será essa percepção de tempo para nós? E será que para outros animais o tempo passa da mesma forma? Hoje trago a vocês pesquisas sobre o assunto.
O tempo é relativo
Vamos pegar um exemplo de uma pessoa caminhando tranquilamente. Nós veremos a pessoa numa velocidade estipulada. Caso uma tartaruga estivesse vendo a mesma pessoa, a caminhada estaria mais rápida do que a visão humana e, em moscas, estaria mais devagar. Assim como no cinema, o cérebro dos animais demanda uma velocidade mínima para que as imagens sejam processadas e pareçam um vídeo contínuo. Em humanos são necessários 60 flashes por segundo para que se pareça algo contínuo. Em tartarugas são 15 flashes por segundo e em moscas, 250. Isso explica o porquê parece que vemos uma mosca tão rápida e um jabuti, por exemplo, tão devagar.
Tempo X Visão
Já é maluco pensar que o tempo é relativo para cada animal, mas talvez seja mais maluco pensar que um dos fatores está relacionado com o sistema ocular de cada animal. Nos olhos humanos há várias estruturas que o compõe e dentre elas temos a retina. Nela encontram-se diversas células receptoras de luz e que transformam essa informação luminosa captada em energia química e depois em energia elétrica. A partir disso, a informação é transportada pelos nervos e processada pelo cérebro. O professor da Universidade de Cambridge Roger Hardie e seus colaboradores estudam essas estruturas e os processos de transformação de energia em moscas.
Em sua pesquisa descobriu que quanto menor o animal, mais rápido ele aparenta ser, pois o percurso que a informação precisa correr, dentro de todo aparato ocular e nervoso, é menor. Além disso, Hardie percebeu que a etapa química comum nos olhos humanos, não ocorre nas moscas; a conversão de energia ocorre da luminosa para a mecânica por apresentarem estruturas semelhantes a uma corda.
A partir de vários experimentos, Hardie cita:
“São mais sensíveis. Podem reagir a uma pequena quantidade de luz e, com sua estrutura, respondem mais rapidamente que os olhos com tubos dos vertebrados”
Temos a sensação que o tempo de vida de uma mosca é curto, porém para a nossa percepção de tempo é o que parece. Mas como será da perspectiva delas? As moscas devem nos achar seres gigantes e lentos. E para outros animais? Será que somos devagar ou rápido?
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.