Quando as câmeras foram abertas diretamente de Hollywood para mais uma noite de entrega do Globo de Ouro, premio criado pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, uma surpresa: o salão de festas do Beverly Hilton, onde tradicionalmente acontece a premiação, estavam cheio de mesas com gente! Os organizadores da festa criaram dois eventos simultâneos, convidando para apreciar o evento, enfermeiros, médicos e bombeiros que são os primeiros na linha de frente na batalha contra o CoronaVirus.
Enquanto Amy Poehler fez a apresentação do Beverly Hilton, do outro lado dos Estados Unidos, Tina Fey estava fazendo a sua parte no Raibow Room do Rockfeller Center, em Nova York. A apresentação das duas foi muito divertida e cheia de segundas intenções. Elas celebravam a iniciativa de ter esses profissionais da saúde assistindo diretamente o Globo de Ouro, enquanto astros e estrelas indicados da noite estava em casa, se preparando para ficar doentes.
Elas também disseram que foi um ano muito bom para o cinema, que a divertida dupla disse que assistiram muita coisa legal através de seus celulares. Mesmo com vários atores e atrizes negras concorrendo ao Globo de Ouro em diversas categorias, Tina e Amy ironizaram a Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood de não ter nenhum eleitor negro.
Um dos destaques da noite foi a premiação do produtor e roteirista Norman Lear, que ganhou o premio pelo conjunto de seu trabalho na TV americana, o Carol Burnett Award, homenagem similar ao pessoal do cinema com o Cecil B Demille Awards. Norman foi o responsável por mudar a cara da América nos seriados, introduzindo temas polêmicos como estupro, aborto, casamento racial e o próprio negro no Horário Nobre da TV. Foi o trabalho dele em séries como Tudo em Família (1971), Maude (1972), Good Times (19074), Mary Hartman-Mary Hartman (1976), e a recente produção original da Netflix, Um Dia de CadaVez (One Day at a Time – 2017), que tirou o preconceito forte que a TV americana tinha até Norman mostrar seu trabalho.
Outra surpresa da noite foi o premio de Melhor Ator em Drama,q eu foi dado postumamente para o ator Chadwick Boseman pelo seu trabalho em A Voz Suprema do Blues. O ator, que foi o Pantera Negra no cinema, faleceu em agosto do ano passado, vítima de câncer. O premio foi recebido pela viúva do ator.
Confira agora, a lista dos vencedores do Globo de Ouro 2021.
Cinema
Drama
Nomadland
Musical ou Comédia
Borat Subsequent Moviefilm (Netflix)
Direção
Chloe Zhao (Nomadland)
Atriz – Drama
Andra Day (The United States vs. Billie Holiday)
Ator Drama
Chadwick Boseman (A Voz Suprema do Blues – Netflix)
Atriz Comédia/Musical
Rosamund Pike (Eu Me Importo – Netflix)
Ator Comédia/Musical
Sacha Baron Cohen – Borat Subsequent Moviefilm – (Netflix)
Ator Coadjuvante
Daniel Kaluuya (Judas and the Black Messiah)
Atriz Coadjuvante
Jodie Foster (The Mauritanian)
Roteiro
Aaron Sorkin (The Trial of the Chicago 7 – Netflix)
Animação
Soul (Disney+)
Filme Estrangeiro
Minari (Coreia-EUA)
Canção
IO SI (The Life Ahead)
Trilha Sonora
Trent Reznor, Atticus Ross, Jon Batiste – Soul (Disney+)
Televisão
Drama
The Crown |(Netflix)
Musical/Comédia
Schitt’s Creek (Paramount +)
Minissérie/Telefilme
O Gambito da Rainha (Netflix)
Atriz Comédia/Musical
Catherine O’Hara – Schitt’s Creek Paramount +)
Ator Comédia/Musical
Jason Sudeikis – Ted Lasso (Apple TV +)
Ator Drama
Josh O’Connor – The Crown (Netflix)
Atriz Drama
Emma Corrin – The Crown (Netflix)
Ator Minissérie/Telefilme
Mark Ruffalo (I Know This Much is True)
Atriz Minissérie/Telefilme
Anya Taylor-Joy – O Gambito da Rainha (Netflix)
Atriz Coadjuvante
Gillian Anderson – The Crown (Netflix)
Ator Coadjuvante
John Boyega – Small Axe (Globoplay)
Cecil B DeMille Award
Jane Fonda
Carol Burnett Award
Norman Lear