Dinossauro é um tema na escola que chama a atenção das crianças, sem falar na quantidade de filmes, desenhos animados e séries sobre esses répteis gigantes, mas estou aqui para dizer que eles não morreram por completo. A extinção dos dinossauros muitas vezes pode dar a entender que todos os seres da época morreram, porém isso é um equívoco já que estamos aqui vivos hoje e para existir toda essa biodiversidade agora, alguns seres sobreviveram à essa extinção. Junto a esses sobreviventes temos os seres que vieram, evolutivamente falando, dos dinossauros e que são conhecidos como aves.
Por que as aves são ancestrais dos dinossauros e não os répteis atuais?
Para explicar a pergunta acima é necessário entendermos a evolução desses animais. O raciocínio é bem simples: dinossauros, pterossauros e crocodilianos possuem um ancestral comum, chamado tecodontes. Isso significa que esse ancestral sofreu diversos processos evolutivos que o diversificou nos grupos citados. Portanto, crocodilos, jacarés e gaviais não vieram dos dinossauros e sim de um ancestral comum a eles. Já quelônios (tartarugas, jabutis e cágados) e lagartos vieram de um ancestral comum aos tecodontes, chamado cotilossauros. As serpentes vieram dos lagartos.
As aves, diferente de todos os répteis atuais, originaram-se dentro do ramo evolutivo dos dinossauros, ou seja, os dinossauros passaram por processos evolutivos que resultaram nas aves primitivas e essas originaram as aves atuais. O fóssil mais antigo conhecido que se encontra dentro da evolução das aves, com 150 milhões de anos, é o Archaeopteryx. Além da análise genética, existem até características comuns entre aves e répteis que permitem concluir que as aves vieram dos dinossauros.
Algumas dessas características são a presença de escamas e penas. Sei que pode parecer estranho, já que nos répteis atuais não há penas, mas é uma estrutura das aves que se origina das escamas em suas peles e hoje se sabe que o famoso Velociraptor possui uma mescla de características de ave com réptil, assim como o Archaeopteryx, pois ele apresentava penas. Portanto, na era dos dinossauros existiam répteis com penas.
Então quando ver uma ave da rua, não se esqueça de lembrar que esses seres são os dinossauros mais próximos que temos hoje em dia.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.