Mais uma vez, quase todos os estados brasileiros retrocederam para a fase vermelha nessa pandemia e, com isso, somente serviços essenciais estão funcionando.
Mas, como sabemos, a internet oferece uma gama de opções de entretenimento. Então, para termos um pouco de distração em tempos de incertezas, governos irresponsáveis e isolamento social (que é essencial e pode salvar vidas) aqui vão algumas dicas do que fazer pela web, no conforto de sua casa.
Museu Afro Brasil
Localizado dentro do Parque Ibirapuera em São Paulo, o Museu Afro Brasil abrange diversos aspectos do universo cultural africano e afro-brasileiro. Temas como arte, religião, trabalho e escravidão registram a trajetória histórica e a influência africana na construção da sociedade brasileira. A plataforma disponibiliza mais de 6 mil obras entre peças etnológicas, gravuras, pinturas, esculturas, documentos e fotografias de artistas nacionais e estrangeiros produzidas entre o séc. 18 e os dias atuais.
Museu Nacional
Em 2018 esse, que é o museu de história natural mais antigo do Brasil, sofreu um incêndio que acabou por destruir boa parte de seu acervo. Na plataforma Google Arts & Culture, é possível visitar e redescobrir seu acervo antes do incêndio. Entre os objetos estão Luzia, o esqueleto mais antigo das Américas e o Meteorito Bendegó, o maior meteorito brasileiro e um dos maiores do mundo.
Museu do Futebol
Com diversas exposições na plataforma, os destaques ficam em duas delas. “Mulheres, desobediência e resiliência”, que mostra, através de fotos, artigos e relatos, a resistência das mulheres que ousaram praticar o esporte no período em que este era proibido para o gênero e “Visibilidade para o futebol feminino”, que dá destaque para as jogadoras que fizeram história jogando pela seleção brasileira.
Projeto Portinari
Através da coleção “Portinari: O Pintor do Povo” (que é a primeira retrospectiva de um artista brasileiro na plataforma), é possível conferir mais de 5 mil obras digitalizadas do artista e 15 mil documentos e cartas de seu arquivo pessoal. Também é possível, através do Street View, visita a casa de Candido Portinari, que hoje é um museu, em Brodowski.