Quando começamos o nosso negócio, queremos alcançar o maior número de pessoas, que a nossa marca seja vista, que as pessoas conheçam as experiências que estamos cuidando tanto para trazer, e principalmente, o retorno sobre todos os investimentos que fazemos, certo? A realidade é que nem sempre – e na maior parte dos casos – isso acontece com a mesma agilidade que nós esperamos, e está tudo bem, todos nós passamos por um processo, e ninguém começa três ou quatro degraus além, mas, existem ações que podem ser tomadas para que você encontre uma forma de pulverizar a sua marca com maior precisão, você já ouviu falar sobre os Nanoinfluenciadores?
Quem são eles?
São pessoas muito parecidas conosco, que usam o Marketing de Influência para comunicação – e a construção de um nicho segmentado e menor pode fazer parte de seu apelo – o que torna essa pessoa tão interessante, pois, ela realmente foca em se relacionar e em ser acessível ao seu público e é isso que torna os nanoinfluenciadores tão especiais e essenciais, sem contar que atualmente, todas as pessoas podem fazer parte dessa transformação mercadológica, visto que uma das premissas é a conexão com o publico, criação de conteúdo de valor e a autenticidade. É falar sobre a experiência sem parecer que está vendendo. De acordo com o The New York Times, todo mundo que está no Instagram tem um amigo que é mais popular e acumula likes, comentários e traz um conteúdo de valor.
O Nanoinfluenciador não tem números exacerbados, podendo variar de 1-10 k de seguidores – o que para os parâmetros de influenciadores não é tão relevante – porém, dentro desse nicho “pequeno” todo o conteúdo postado é altamente engajado, com isso, as oportunidades de crescimento se tornam altas. “A falta de fama é uma das qualidades que os tornam acessíveis. Quando essas pessoas recomendam um shampoo, loção, marca de móveis no Instagram, as palavras deles soam de forma genuína, assim como os conselhos de um amigo próximo”. Mas, o que esses influenciadores podem fazer pela marca de quem empreende? Quais parâmetros são importantes observar, e principalmente: Existe um momento certo para investir na contratação de um influenciador?
Quais são as vantagens na parceria com um Nanoinfluenciador?
Apesar de ter um número limitado seguidores, o investimento em conexão e relações digitais potencializam a conversão em vendas, pois, atuam com força no engajamento social, são pessoas que estão mais próximas de seu público, dedicam tempo na construção de relacionamento – e são vistas pelos seus seguidores – O auxílio de nanoinfluenciadores em campanhas locais e pontuais são inteligentes, e podem gerar a tão deseja visibilidade.
Esses influenciadores conhecem pessoalmente parte de seus seguidores, e quando não conhecem, se relacionam muito bem com essas pessoas no digital, tendo informações grandiosas e valiosas para campanhas e ações de Marketing, gerando conversões muito boas para marcas – e empreendedores – uma informação valiosa: Essas pessoas trabalham muito bem o pós venda e escutando o que os seus leitores e seguidores tem a dizer – informações igualmente relevantes para nós aprimorarmos nossos serviços –
A minha principal recomendação é que ao entrar em contato com um nanoinfluenciador, você peça pelos parâmetros das suas redes sociais. Analise friamente os números, alcance, comentários e envolvimento do público. É muito importante também que você tenha conhecimento da comunicação desses influenciadores com o seu público, para ver se correspondem com aquilo que você deseja divulgar. A compatibilidade de conteúdo e pensamentos é importante para uma divulgação assertiva.
Nós, como empreendedores, temos em nossas mãos a possibilidade de dar espaço á influenciadores que também estão começando, fortalecendo ainda mais as nossas relações e apoiando pessoas que também estão trilhando esse caminho, então, acaba sendo uma parceria que favorece ambos os cenários. Apoiamos quem nos traz visibilidade e alcançamos mais pessoas. Vamos crescer juntos?
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.