Transístores são uma espécie de semicondutores presentes em um chip de um processador. Basicamente, uma pecinha minúscula que, quanto mais estiverem presentes, mais cálculos o processador do seu computador ou do seu celular consegue fazer num curto período de tempo. Até o momento, a maioria dos chips utilizam transístores que com tamanhos próximos a 7 nanômetros — o que está prestes a mudar agora que a IBM revela sua nova tecnologia de 2 nanômetros.

A escala do progresso
Para entender um pouco melhor o tamanho desses novos componentes tecnológicos, de acordo com o que podemos ver na imagem acima, uma gota de água grande tem 2,5 milímetros de tamanho. Enquanto isso, uma bactéria, mil vezes menor, mede 2,5 micrômetros. Depois, uma fita de DNA tem 2,5 nanômetros de tamanho, o que é 0,5 nanômetros maior do que um desses novos transístores.
Isso significa que será possível conter 50 bilhões de transístores dentro de um chip de processador do tamanho de uma unha. É como dizer que existem 10x mais transístores num chip de 300mm do que existem árvores no mundo.
A tecnologia, criada no laboratório da IBM Research em Albany, New York, consegue superar os transístores de 7nm de duas formas:
- Realizando a mesma quantidade de processamento consumindo 75% menos energia
- Consumindo a mesma quantidade de energia para processar 45% mais informação
Ainda que levará um tempo para essa tecnologia alcançar uma produção comercial e começar a aparecer em smartphones e data centers ao redor do mundo, a promessa é de aumentar significativamente a eficácia das baterias dos celulares e diminuir muito a emissão de carbono de servidores. Ainda, por ser uma tecnologia IBM, é de se esperar que os seus clientes sejam os primeiros a usufruir desse avanço.
Isso e muito mais no Think 2021
Para falar mais sobre as implicações desse avanço tecnológico, o líder da IBM Research, Dario Gil, dará uma palavrinha durante o Think 2021, o maior evento digital de tecnologia da IBM, com mais de 300 atrações ao longo de um dia inteiro.
O evento acontece no dia 11 de Maio e trará temas diversos como computação quântica, nuvem híbrida, inteligência artificial, entre outros.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.