Você já deve ter visto algum filme ou série onde existe um personagem que sofreu algum acidente e com o tempo, começou a tomar indiscriminadamente analgésicos para resistir à dor. Em House, o dr. Gregory House (Hugh Laurie) vivia se entupindo de opiácios para tentar esquecer a dor de sua perna direita. O mesmo tipo de vício que levou o detetive interpretado por Nicholas Cage, em Vício Frenético (2009), a deixar os comprimidos e passar a consumir heroína diretamente, comprometendo sua integridade de policial e de pai de família.
Mas a ficção é só uma ilustração do que está definitivamente na sociedade americana hoje. E nesta terça-feira, 11 de maio, às 23h, estreia na HBO e na HBO GO o documentário O Crime do Século (The Crime of the Century), que explora de maneira nua e crua, a epidemia de opioides que está destroçando os Estados Unidos. A produção mostra a origem, a dimensão e as consequências de uma das maiores tragédias de saúde pública da atualidade, com meio milhão de mortes por overdose só neste século.
O filme é dirigido Alex Gibney, ganhador do Oscar de Melhor Documentário por Um Taxi para a Escuridão (2007), sobre o rapto de mulçumanos em território americano. O Crime do Século revela uma rede de tráfico e de mentiras com a ajuda de denunciantes, informantes, documentos vazados recentemente, entrevistas exclusivas e acesso aos bastidores das investigações. Também conta com a participação de médicos, jornalistas, antigos e atuais funcionários do governo, advogados e representantes de laboratórios, além de apresentar depoimentos de vítimas da dependência de opioides. Gibney aponta que a indústria farmacêutica na verdade é a grande responsável por fabricar uma crise de saúde lucrativa para o setor, que envolve ganhos de bilhões de dólares e milhares de vidas perdidas.
O documentário apresenta depoimentos do ex-agente da DEA, Joe Rannazzisi; do ex-advogado da DEA, Jonathan Novak; dos jornalistas do The Washington Post, Sari Horwitz, Scott Higham e Lenny Bernstein; dos procuradores públicos de Massachusetts, David Lazarus, Nathaniel Yeager e Fred Wyshak; de Alec Burlakoff, ex-vice-presidente de Vendas do Insys; de Sunrise Lee, ex-gerente regional de Vendas do Insys; e do traficante de fentanil, Sidney Caleb Lanier.
O Crime do Século é aquele tipo de documentário que não faz você apenas refletir o que está acontecendo com o povo americano, mas como esse tipo de epidemia pode estar acontecendo no Brasil sem que o público tenha conhecimento.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.