É bem provável que Eiji Tsuburaya, o homem que criou Godzilla para o filme dirigido pelo especialista em filmes de monstros gigantes Ishirô Honda, não poderia imaginar o sucesso que o super-herói Ultraman faria ao redor do mundo. A série original de 1965 gerou uma dezena de outras séries com a Família Ultra e vários longas produzidos para reunir vários deles como, Ultraman Moebius e os Irmãos Ultraman, uma reunião aplaudida pelos fãs para comemorar 40 anos da criação do personagem.
As mais recentes séries produzidas com o personagem foram Ultraman Orb, disponível na Amazon Prime Video, e a produção original animada da Netflix, Ultraman, ambas lançadas em 2019. A novidade é que a Netflix decidiu celebrar os 55 anos do personagem, que inspirou várias séries de kaijus (monstros gigantes) como Power Rangers, por exemplo, de uma forma original. Em parceria com a Tsuburaya Productions, o canal mundial de TV está desenvolvendo o primeiro longa metragem em computação gráfica com o personagem.
O novo filme será dirigido por Shannon Tindle, seu primeiro filme como diretora, após ter trabalhos em filmes como Coraline e o Mundo Secreto (2009) e Kubo e as Cordas Mágica (2016). Ela vai trabalhar ao lado de John Aoshima, das séries DuckTales – Os Caçadores de Aventuras e Gravity Falls, com roteiro assinado por Marc Haimes, com quem Shannon trabalhou em Kubo. A história terá, segundo os produtores, um enredo totalmente novo projetado para honrar a mitologia de sua origem, ao mesmo tempo que apresenta o personagem a uma nova base de fãs global em potencial.
Em linhas gerais, o novo longa vai mostrar o jovem Ken Sato, um dos grandes nomes do beisebol americano que, ao voltar ao Japão, acaba se transformando no poderoso Ultraman. Mas muita coisa sai errado e sua vida e a de seu filho, jamais serão as mesmas. Numa declaração feita para a Netflix, Shannon Tindle disse que “fazer este filme é um sonho que se tornou realidade. O que começou como uma história original inspirada no meu amor pelo Ultraman de Eiji Tsuburaya, de alguma forma, se tornou um filme Ultraman real graças à incrível confiança da equipe da Tsuburaya Productions e ao apoio do pessoal da Netflix Animation. Reunimos uma equipe de estrelas e mal posso esperar para compartilhar nossa visão única do Ultraman com o resto do mundo. ”
O elenco de vozes que darão vida ao longa do Ultraman ainda está sendo escolhida. Mas o objetivo é ter grandes talentos tanto japoneses quanto ocidentais. Takayuki Tsukagoshi, CEO e presidente da diretoria da Tsuburaya, afirmou que a parceria com a Netflix será o primeiro esforço em grande escala para atingir o mercado global para a Tsuburaya Productions. “O Ultraman”, continua o executivo, “desde que foi criado, encantou muita gente ao redor do mundo. E Shannon Tindle é uma dessas pessoas. Ele foi muito influenciado pelo Ultraman quando criança, e cresceu para se tornar um criador. Estou muito feliz que famílias em todo o mundo possam assistir a visão de Shannon e sua equipe para o Ultraman na Netflix e promover sentimentos de coragem, esperança e bondade. ”
Já Aram Yacoubian, diretor de Conteúdo Original da Netflix, completa dizendo que “ter a oportunidade de fazer parceria com nossos amigos da Tsuburaya Productions para trazer esse querido personagem aos nossos membros ao redor do mundo é uma honra. Estamos entusiasmados em trabalhar com Shannon, John e uma equipe incrivelmente talentosa de artistas e amantes do Ultraman de todo o mundo. Mal podemos esperar para compartilhar nosso filme com os fãs deste icônico herói japonês e apresentar a uma nova geração o que certamente se tornará seu novo super-herói favorito.
Para os fãs, a única coisa que falta é o personagem repetir a icônica frase da série original: Quando estiver em Perigo, use a Capsula Beta. E você, Ayata, se transformrá no Ultraman!
Não custa nada sonhar…
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.