Mais uma vez, quase todos os estados brasileiros retrocederam para a fase vermelha nessa pandemia e, com isso, somente serviços essenciais estão funcionando.
Mas, como sabemos, a internet oferece uma gama de opções de entretenimento. Então, para termos um pouco de distração em tempos de incertezas, governos irresponsáveis e isolamento social (que é essencial e pode salvar vidas) aqui vão algumas dicas do que fazer pela web, no conforto de sua casa.
Rir é um Ato de Resistência
Para homenagear a vida e obra do comediante Paulo Gustavo, mais uma vítima do coronavírus, a Associação dos Cartunistas do Brasil organizou a exposição online “Rir é um Ato de Resistência”. O nome da mostra faz referência a mesma frase dita por Paulo Gustavo em sua última obra lançada no final de 2020 e traz desenhos do ator feitos por mais de 50 artistas como Mauricio de Souza, JBosco e Quinho. A mostra pode ser conferida na íntegra no portal do G1.
Memória do Festival Internacional de Teatro de Bonecos
O fotógrafo Guto Muniz organiza, em seu site Foco in Cena, a exposição virtual “Memória do Festival Internacional de Teatro de Bonecos“. Relembrando os 15 anos do Festival, a mostra, que possui mais de 230 imagens, homenageia o bonequeiro Lelo Silva, falecido em 2019. Ele foi fundador, junto com sua companheira Adriana Focas, do Grupo Catibrum, atuante em Belo Horizonte.
Escravidão
Enquanto ainda não conseguem reabrir, o museu holandês Rijksmuseum mantém, em seu site, a exposição online “Escravidão”. Com o intuito de iniciar a discussão sobre o assunto no país, que nunca se desculpou por sua atuação no tráfico de pessoas, a mostra traz 10 histórias de pessoas, entre escravizados e fazendeiros, que expõem o papel da Holanda na escravidão em lugares como Caribe, Brasil, Ásia e África do Sul.
1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na Coleção Andréa e José Olympio Pereira
Voltado para escolas, mas disponível a todo o público, o Programa CCBB Educativo – Arte & Educação promove, todos os meses, visitas temáticas online. No mês de maio, a visita é à mostra “1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na Coleção Andréa e José Olympio Pereira”, que apresenta obras de artistas contemporâneos brasileiros como Adriana Varejão, Waltércio Caldas e Jorge Guinle. Para agendar a visita, o público deve se inscrever, de forma gratuita, através do e-mail visitasonline@ccbbeducativo.com. A exposição fica em cartaz até 26 de julho deste ano.
Mulheres & Diabetes
Comemorando a Redução da Mortalidade Materna e a Luta pela Saúde da Mulher, o Movimento Divabética, criado com o objetivo de conscientizar e estimular a autoestima e autocuidado de mulheres com diabetes, inaugura a exposição “Mulheres e Diabetes”. A mostra, que está disponível na Estação Tatuabé do Metrô, no Espaço Cultural Nível B – Mezanino, em São Paulo e também de forma virtual, apresenta fotos e depoimentos de mulheres diagnosticadas com a doença e que relatam suas experiências e superações.