A partir dessa sexta, 11 de junho, o canal History 2 apresenta a minissérie Impérios Asiáticos. Dividida em apenas quatro episódios, a série explora Bagán (Mianmar), Ayutthaya (Tailândia), Angkor (Camboja) e Majapahit (Indonésia), mostrando a importância dessas culturas antigas e deve surpreender o público ocidental, mais familiarizado com a herança cultural do Egito, Grécia e Império Romano.
A série é apresentada por Peter Lee, pesquisador independente e diretor honorário da NUS Baba House, uma casa-museu administrada pela Universidade Nacional de Cingapura. Escritor e curador de diversas exposições, Lee falou durante a coletiva de lançamento da série que foi escolhido apesar de nunca ter feito trabalho semelhante. “Lembro que desde o primeiro dia em que tive que falar diretamente para a câmera, não conseguia nem manter os olhos nela. Em outras palavras, eles tiveram que colocar um assistente atrás das câmeras, ao lado do diretor. E eu pensei Oh meu Deus, que mal! Espero poder melhorar. E a verdade é que foi uma experiência totalmente nova e parece-me que foi importante que a visão do produtor se materializasse de alguma forma. Desde o início, disse a mim mesmo que sou um historiador, não uma personalidade da televisão”.
Simpático e acessível, Lee conduz a série como uma grande aventura, mostrando as conexões entre os impérios do passado e a religião, entre as diversas culturas retratadas e também como a história “É uma dinâmica constante. E me parece que isso nos dá a diretriz de que nada dura para sempre. Mas também acho que o mais importante em relação à história de alguma forma é que cada vez mais gente escreva, mesmo que seja uma reminiscência casual. Pois quanto mais vozes tivermos, mais real será a história.”
Impérios Aisáticos será exibida às sextas, às 22h.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.