No dia 15 de Junho ocorreu a inauguração do primeiro computador quântico da Alemanha, em Ehningen. Transportado e montado pela IBM, multinacional sediada nos EUA, o maquinário é considerado por Angela Merkel, chanceler do país, como “uma maravilha tecnológica que poderá ajudar o país a alcançar uma soberania digital, além de ajudar o crescimento econômico”. Trata-se de um passo importantíssimo em direção à Era Quântica.
O que é Computação Quântica?
Trata-se de uma revolução tecnológica que está acontecendo neste exato momento.
Enquanto os computadores mais modernos utilizam chips menores que uma bactéria, os engenheiros e cientistas da área encontram uma barreira que limita nosso poder de processamento. Por mais rápidos que sejam, supercomputadores convencionais não podem solucionar uma série de problemas devido ao tempo que levaria para tal.
Quer um exemplo? Pense nas baterias de lithium: utilizadas em uma quantidade inenarrável de tecnologias hoje em dia, porém feitas de um material limitado e que está se tornando escasso. Para conseguir encontrar um substituto para tal, cientistas precisam entender melhor o funcionamento da natureza, das moléculas e suas partículas. Enquanto átomo simples, como um hidrogênio, possui apenas 1 elétron e pouquíssimas variações de reações possíveis, sendo portanto relativamente fácil de se entender, o thulium possui 69 elétrons interligados. Isso quer dizer que a variação de um elétron interfere na existência de todos os outros 68, tornando sua simulação muito distante da capacidade de processamento de computadores convencionais.
Por outro lado, um computador quântico consegue realizar cálculos onde porções de informações são processadas de forma já interligadas. Nas palavras Marissa Giustina, cientista da Google, é como conseguir programar uma molécula, de forma que os componentes dessa máquina funcionam de acordo com as leis da física quântica.
Enquanto é muito complexo abordar esses conhecimentos aprofundados e entender como exatamente esse processamento ocorrer, o importante é entender que se trata de uma tecnologia muito promissora, porém ainda em estudo. O que nos leva a precisar entender o cenário atual.
Como anda a Era Quântica?
Estamos caminhando. Ainda não possuímos total domínio sobre esse conceito e tecnologia a ponto de torná-lo viável para todos. O que temos são algumas poucas, porém fortes empresas tecnológicas explorando variações tecnológicas numa espécie de “corrida quântica” para encontrar formas melhores e mais consistentes de criar computadores quânticos. Entre elas, podemos destacar as já mencionadas IBM e Google, como outras um pouco menos populares fora do meio: Atom Computing, Xanadu, ColdQuanta, Zapata Computing, Azure Quantum e D-Wave.
Por ser relativamente recente, a tecnologia não conta com laboratórios operacionais munidos de um computador quântico em muitas localidades ao redor do mundo. Isso não impede que os países não se envolvam na corrida, é claro.
A Alemanha já possuía a QUTAC, uma associação de empresas sediadas no país com interesse em desvendar mais sobre o assunto e descobrir novas aplicações em diferentes setores industriais. Formada por grandes nomes como BMW, Bosch e Volkswagen, essas empresas podiam apenas estudar a respeito dos conceitos da física quântica e rodar seus testes e cálculos complexos em sistemas à distância, online.
Com a chegada do IBM Quantum System One no Instituto Fraunhofer, este cenário está prestes a mudar. Agora o país possui o hardware para conduzir suas pesquisas de forma aberta, isto é, permitindo que cientistas não só da QUTAC, mas de toda a Alemanha, possam colaborar para o avanço da tecnologia.
Outras potências mundiais já fazem parte dessa corrida e possuem uma série de diferentes incentivos, investindo cifras extraordinárias em pesquisa e produção de componentes, como Estados Unidos, China, França, Reino Unido e outros. Trata-se de um mercado crescente que tem projeção de alcançar 1.6 bilhão de dólares até 2026.
Ainda que muito se saiba, muito há para ser descoberto. Não podemos deduzir quais tipos de inovações surgirão como resultado desta nova Era Quântica — e isso é simplesmente incrível.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.