Hoje (29), na condição de testemunha depôs o deputado Fausto Jr. (MDB-AM). Muitos dos senadores questionaram a importância do depoimento de hoje acabou focando apenas no estado do amazonas e que escancarou o desafeto entre o deputado Fausto e o presidente da CPI, Omar Aziz.
Uma pergunta exaustivamente repetida durante a oitiva foi porquê Fausto não indiciou o governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, já que ele foi relator da CPI realizada no Legislativo local para apurar indícios de corrupção e outros crimes praticados na saúde.
Fausto foi relator de uma CPI que apurava irregularidades da Saúde desde 2011 e quando apertado sobre o porquê não indiciou o atual governador do estado Wilson Lima, Fausto responde: ‘eu acho que todos os governadores desde 2011 deveriam ser indiciados, incluindo Omar Aziz‘ . Aziz é ex-governador do AM de 2010 a 2014. Além dessa, outras acusações foram feitas entre Fausto e Aziz e esquentaram os ânimos durante a oitiva.
A CPI do estado do Amazonas se encerrou em setembro de 2020, então o deputado evitou comentar a respeito da crise de oxigênio em Manaus ocorrida no início deste ano. Para além, Fausto evitou falar da gestão do governo federal de Jair Bolsonaro e da atual do governador, Wilson Lima e comentou ‘Casos que conectaram o governador do Estado foram encontrados pela PF, e não pela CPI’.
Mesmo querendo se eximir de mais comentários, disse que CPI descobriu esquemas, como a compra de respiradores em uma loja de vinho e irregularidades em contratos. E afirmou ter convicção que Lima ‘sabia de tudo’, mas que não tem provas, mas afirma foi ‘promíscua mistura de corrupção e incompetência’.
Um ponto de importância, à parte do depoimento do deputado Fausto Jr. é a prorrogação da CPI. O presidente da CPI da Covid, afirmou que o colegiado já reuniu assinaturas suficientes para prorrogar os trabalhos da comissão por mais 90 dias. A decisão com relação a prorrogação, no entanto, ainda depende de aval do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.