Quando entrou no ar no final dos anos 90, o canal Locomotion começou a exibir uma série de desenhos animados vindas do Japão que viriam a fazer história dentro animação no decorrer dos anos. Uma delas foi a ficção Neon Genesis Evangelion, que começou a ser exibida no final de 1999, tornando-se um sucesso na programação do canal. Criada por Hideaki Anno, a série mostrava num futuro distópico, depois de uma assustadora catástrofe mundial, os humanos enfrentam uma série de criaturas monstruosas batizadas de Anjos, através de gigantescos biorobôs, os EVAs, controlados por jovens adolescentes.
Desde a primeira série de TV lançada em 1995, Evangelion teve um impacto significativo na cultura pop japonesa e elevou o gênero anime em todo o mundo. A lendária franquia de anime renasceu como uma nova série de filmes chamada Evangelion: New Theatrical Edition em 2007 e este quarto e último longa lançado nos cinemas do Japão em março de 2021 quebrou recordes, tanto para os filmes de Hideaki Anno quanto para os cinemas japoneses, ocupando o posto de filme mais assistido nos cinemas no ano.
“Os filmes de EVANGELION emocionam os fãs há anos e sabemos que há um grande interesse em todo o mundo pelo final”, disse Brad Beale, vice-presidente mundial de licenciamento para o Amazon Prime Video. “Estou animado para os membros Prime em todo o mundo finalmente terem a oportunidade de assistir a obra-prima do anime Evangelion: 3.0 + 1.01 THRICE UPON A TIME, assim como os três filmes anteriores”.
“Gostaria de agradecer a todos os fãs de Eva no mundo por seu apoio contínuo”, disse Hideaki Anno, criador, roteirista e diretor chefe. “Estávamos procurando a melhor maneira de oferecer o filme aos fãs no exterior o mais rápido possível em uma situação desafiadora com cinemas durante a pandemia da COVID-19, e estamos felizes em ter encontrado o Prime Video como parceiro para transmiti-lo globalmente. É altamente recomendável assistir em uma grande tela de TV para uma melhor experiência”.
Neon Genesis Evangelion segue o cotidiano de Shinji Ikari que, após perder a mãe, não consegue ter uma boa relação com o pai, um cientista líder da NERV, uma organização governamental do projeto dos robôs que combate os Anjos. Numa tentativa de se aproximar do pai, ele acaba aceitando ser um dos pilotos dos EVAs. Inseguro, Shinji quase morre em sua primeira batalha contra um Anjo, sabendo que a partir dali sua vida jamais seria a mesma.
Em apenas uma temporada com 26 episódios, a narrativa criada por Hideaki mostrou um caminho completamente diferente do gênero mecha (robôs gigantes), como se o criador resolvesse descontruir o gênero, acrescentando uma mescla de conceitos religiosos cristãos, jucaicas e até xintoísmo japonês. O fato é que a história não acaba bem para todos os personagens, que retornam em dois outros longas metragens para fechar a história. Toda a série original e os longas estão disponíveis na Netflix.
Agora, a Amazon anuncia o lançamento em agosto, dos quatro especiais baseados na série original de Hideaki Anno. Esses especiais, batizados de Rebuild of Evangelion (A Reconstrução de Evangelion), foram uma resposta do próprio criador há várias dúvidas geradas no decorrer de toda a saga pelo publico em geral. Ele decidiu não só mostrar a saga Evangelion de uma forma mais arrojada, como também reconta vários momentos dos confrontos dos EVAs com os Anjos. O primeiro filme foi lançado dez anos após o encerramento da série, em 1997, enquanto os outros, não só introduzem uma nova visão sobre a saga, como também novos personagens. Aqui no Brasil, os dois primeiros longas dessa nova versão, foram lançados em DVD pela Paris Filmes.
A grande novidade é que todos os quatro filmes, chegam ao mesmo tempo na Amazon Prime, com destaque para Evangelio 3.0+1.1 Triace Upon a Time (Eram Três vezes). Conheça um pouco a história dos quatro longas, que chegam ao Amazon Prime em 13 de agosto:
EVANGELION:1.11 YOU ARE (NOT) ALONE
Marcada pelo Segundo Impacto, Tóquio III é atacada pelo Quarto Anjo, e o destino da humanidade fica nas mãos da Agência Especial do Governo NERV. O jovem Shinji Ikari é forçado a pilotar a EVA-01. Ele e Rei Ayanami, pilota da EVA-00, têm que lutar, mas o Sexto Anjo danifica a EVA-01. Misato Katsuragi planeja focar toda a eletricidade do Japão no canhão de pósitrons da EVA-01 para derrotar o Anjo.
EVANGELION:2.22 YOU CAN (NOT) ADVANCE
Mari pilota a Unidade-05 Provisória para derrotar o Terceiro Anjo. Asuka Langley-Shikinami e a EVA-02 derrotam o Sétimo Anjo. O Oitavo Anjo surge e ataca a sede da NERV. A EVA-03, ainda em testes, é tomada pelo Nono Anjo e Shinji vai à luta para detê-lo, mas descobre que Asuka está a bordo. Gendoh muda os controles da EVA-01 para o Dummy System e começa a lutar contra a EVA-03.
EVANGELION:3.33 YOU CAN (NOT) REDO
Shinji acorda após 14 anos a bordo da AAA Wunder, que pertence a uma organização anti-NERV fundada por ex-membros da NERV. Shinji ouve a voz de Rei vinda da EVA Mark.09, enviada para resgatá-lo, e sai da Wunder, indo para a NERV. Kaworu Nagisa mostra a Shinji a terra transformada. Ele descobre que salvar Rei desencadeou o Quase Terceiro Impacto, que causou os danos catastróficos na Terra.
EVANGELION:3.0+1.01 THRICE UPON A TIME
Este é o quarto e último capítulo de Rebuild of Evangelion. Misato e o grupo anti-NERV, Wille, chegam a Paris, uma cidade vermelha em função dos núcleos. A tripulação da nave Wunder pousa em uma torre de contenção. Eles têm 720 segundos para restaurar a cidade. Quando EVAs da NERV aparecem, Mari deve interceptá-los com sua nova unidade 8. Enquanto isso, Shinji, Asuka e Rei (provisório) perambulam pelo Japão.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.