Quem gosta de Led Zeppelin, a banda britânica formada por Jimmy Page (guitarra), Robert Plant (vocal), John Paul Jones (Teclado e Baixo) e John Bonham (bateria), sabe que são raros os momentos capturados em câmera. Durante a primeira grande trajetória do grupo de sua formação em 1968 até 1973, poucas as imagens capturadas profissionalmente foram divulgadas da banda. Nem mesmo clipes musicais, comuns para divulgação de músicas dos discos lançados, foram feitos com o som do Led Zeppelin.
Em 1976, os fãs da banda correram aos cinemas para ver The Song Remains de Same, documentários que revelava a música e a alma do Led Zeppelin, através de imagens colhidas durante a apresentação da banca no Madison Square Garden, em Nova York, em 1973. O título do documentário remete ao nome da música que está no quinto disco do grupo House of the Holly e traz uma interpretação mais do que energética do quarteto britânico.
O filme circulou nos cinemas do mundo inteiro mas, claro, não fez rios de dinheiro com sua exibição. Ao contrário, The Song Remains the Same acabou no circuito de filmes cultuados durante vários anos, até entrar na lista de filmes para compra quando surgiu o VHS e posteriormente, uma edição especial em DVD. A banda, por sua vez, se desfez quando John Bonham morreu pelo abuso de álcool, em 1980, sendo substituído em futuras apresentação pelo seu filho Jason.
A novidade sobre a banda é o documentário Becoming Led Zeppelin, recentemente visto no Festival de Cinema de Veneza e conta a trajetória da banda e seus integrantes nos últimos 50 anos. Dirigido pelo documentarista Bernard MacMahon, o filme mostra como os quatro músicos, que tocavam individualmente pelos bares londrinos, se cruzaram em 1968, tornando-se o Led Zeppelin, que nos anos 70 se tornou a banda número um, das paradas de sucessos do mundo do rock.
O objetivo do documentário, segundo seu diretor, é parecer como um grande musical. Ele fez uma pesquisa com fotos da época e de arquivos pessoais, gravou várias horas de entrevistas e recuperou vários filmes caseiros do grupo para compor essa imensa obra que, segundo quem viu em Veneza, é uma obra definitiva sobre essa banda. Um dos principais apoiadores do projeto foi Jimmy Page, que viu as primeiras imagens da obra e ficou impressionado com o resultado.
Becoming Led Zeppelin está previsto para estrear nos Estados Unidos em setembro, segundo as empresas Altitude Film Sales e a Submarine Entertainment, representantes que estão comercializando essa produção. Ou seja, é torcer para que alguém de visão, traga o filme para o Brasil, em qualquer plataforma.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.