O que antes seria um fenômeno, hoje já faz parte da realidade da maioria das famílias. O processo de envelhecimento é influenciado por aspectos psicológicos, sociais, biológicos e funcionais. Onde este pode torna-se um fator incapacitante, o que leva aos idosos serem a maior demanda dos serviços de saúde e com maior período de internação.
Problemas de saúde como Hipertensão Arterial (HA), Diabetes Mellitus (DM) tipo 2, alterações nos níveis séricos de colesterol, triglicerídeos, são alterações fisiológicas que podem surgir por maus hábitos que transcorrerem durante toda a vida. O uso de tabaco, álcool e até alguns medicamentos durante a juventude contribuem para o aparecimento de algumas patologias em idades avançadas.
Dificuldades de locomoção, a perda da autonomia, assim como, alterações físicas podem surgir como predisponentes para a geração de problemas psicológicos, como baixa autoestima, ansiedade e até depressão, todos estes fatores dificultam o alcance de uma boa qualidade de vida por esse grupo.
Estudos afirmam que este índice tem relação com alguns problemas de saúde. Estratégias não medicamentosas como alimentação adequada e exercícios físicos contribuem na melhoria de doenças como hipertensão arterial e facilitam para a melhoria da qualidade de vida.
Neste sentido, são aconselhados alguns tipos de exercícios para as pessoas acima se 60 anos, sendo os mais indicados as atividades aeróbicas, tal como ginástica, hidroginástica, yoga, e principalmente a famosa caminhada. Exercícios de musculação são aconselhados mas, com algumas ressalvas.
A partir dos 40 anos, as pessoas de modo geral, tendem a perder massa muscular, isto é um avento normal do organismo. Considerando este fator, os exercícios que exigem um estresse físico maior devem ser realizados de forma mais esporádica (duas vezes por semana), podendo ser intercalados com os aeróbicos.
No entanto, é necessário frisar que os idosos devem sentir-se livres para escolherem os esportes que gostam e aqueles há que mais se adequem as suas condições físicas. Contudo, é imprescindível a presença de profissionais especializados, tanto para realização de exames, quanto para o acompanhamento durante os treinos.
Já é conhecido a influência positiva dos esportes no decorrer de nossas vidas, na idade avança, eles se tornam um fator imprescindível para assegurar uma saúde física e mental, aliada a uma excelente qualidade de vida. Pertencendo aos familiares e profissionais da saúde a responsabilidade de incentivar e promover estas práticas.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.