Nas últimas semanas a erupção do vulcão Cumbre Vieja nas Ilhas Canárias chamou a atenção de especialistas e despertou medo entre os brasileiros devido à uma remota possibilidade de um tsunami na costa do Brasil. A questão é, seria possível um tsunami no Brasil?
Um tsunami é uma onda gigante que ocorre no mar e possui grande quantidade de energia. Segundo o Professor Dr. Eduardo Marone (CEM/UFPR), em 90% dos casos eles são formados por abalos sísmicos, nos outros 10% as causas variam entre, deslizamentos de encostas, geleiras em corpos d’água, erupções vulcânicas e queda de meteoritos.
Como não é possível prever abalos sísmicos, não se pode prever um evento desse tipo, seja ele catastrófico ou não. Os alertas são as formas que as autoridades têm de precaução, um alerta de possível erupção não significa que irá acontecer, mas que a população deve ficar atenta.
No caso das Ilhas Canárias, o potencial de gerar tsunamis vem sendo estudado junto com a possibilidade de que as ondas cheguem na costa brasileira.
O vulcão Cumbre Vieja se encontra na ilha de Las Palmas que compõe o conjunto das Ilhas Canárias espanholas localizadas a noroeste da África, próximos à costa dos Marrocos e do Saara ocidental. A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), monitora esse tipo de atividade, e afirmou que o risco para o Brasil é baixo e que não há nenhum alerta de tsunami.
De acordo com o Professor Doutor em Oceanografia Biológica (UFES) Agnaldo Martins “Dependeria de algo repentino com parte da montanha se deslocando para a água de uma só vez. Com a Rocha se partindo gradualmente, pode não acontecer nada. Mas se toda a Rocha desabar ao mesmo tempo, isso geraria uma onda que se propagaria pelo Oceano Atlântico.”
Além do caso de Cumbre Vieja, há também uma ilha chamada El Hierro, ao sul de Las Palmas, onde há uma região de encostas instáveis as quais se deslizassem ao mar poderiam provocar um tsunami com potencial para chegar ao Brasil. Sua intensidade dependeria do volume do material no deslizamento, mas ainda assim, não é algo que se tenha certeza.
O professor Carlos Teixeira do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em oceanografia pela University of New South Walles, na Austrália destaca “Existem vários estudos que mostram que se tivesse uma erupção específica nessa ilha, poderia gerar um tsunami que chegaria até o Brasil, mas não é toda erupção que gera um tsunami”
Uma reportagem da BBC News revelou que estudos realizados em 2020 pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), afirmam que o Brasil já foi atingido por um tsunami em 1755, o qual teria sido causado por um forte terremoto que sacudiu Lisboa, em Portugal, naquele ano.
Acredita-se que a explicação para a ausência de tsunamis no Brasil seja a falta de terremotos de grande magnitude no mar. Entretanto, por não existir registros no passado não se tem garantia de que o Brasil não possa vir a ter um tsunami, mesmo que seja uma possibilidade remota.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.