Fruta é um tipo de alimento que faz parte do dia-a-dia e sempre está relacionada com uma alimentação saudável. Apesar de utilizarmos o termo fruta para o grupo de vegetais que possuem açúcar e apresentam as sementes das plantas, na biologia o termo utilizado é fruto. Fruto é um órgão vegetal com duas funções principais: proteger e dispersar a semente. Ele se desenvolve a partir do ovário da flor – estrutura que contém o local de produção de gametas femininos – assim que a planta sofre fecundação. A partir disso, pode-se concluir que temos alimentos do nosso dia-a-dia que é considerado fruto, mas não uma fruta, como pepino, berinjela, abobrinha, pimentão, pimenta, que consideramos legumes e temperos.
Já sendo um choque que alguns legumes são frutos, a outra novidade é que nem toda fruta é considerada um fruto. Como dito anteriormente, um fruto provém de um ovário desenvolvido da flor. Caso outra estrutura floral se desenvolva no lugar do ovário, forma-se o pseudofruto (falso fruto). Existem dois tipos mais comuns de pseudofrutos: quando ocorre o desenvolvimento do receptáculo floral, base da flor, e do pedúnculo, “cabinho” da flor. Na imagem abaixo mostra as estruturas citadas.
Exemplos de pseudofrutos gerados pelo receptáculo floral são morango, abacaxi, maçã e pêra. O mais curioso é descobrir o que de fato consideramos o fruto em cada uma dessas frutas. Toda a parte que comemos das maçãs e pêras não corresponde ao fruto, mas sim a parte que normalmente jogamos fora. Sim, aquele resto de maçã e pêra que jogamos fora com as sementes é o fruto da planta. No morango cada pontinho amarelo que existe em torno da fruta corresponde ao fruto e dentro de cada um, há uma semente. No abacaxi cada “escama” em volta de si é o fruto que guarda a semente.
Um ótimo exemplo de fruta que se desenvolve do pedúnculo floral é o cajú. A parte carnosa que comemos corresponde ao pseudofruto (pedúnculo desenvolvido) e a parte que contém a castanha, similar a um feijão, é o fruto.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.