Desde que foi lançado em novembro de 2019 nos EUA, o catálogo internacional do Disney+ (Disney Plus), o serviço de streaming da The Walt Disney Company, cresceu na mesma proporção que o número de fusões e aquisições do império Disney. Com isso, a quantidade de inspiração proporcionada por suas obras também cresceu notavelmente.
Possuindo não só os conteúdos clássicos originais da Disney e da Pixar, como também produções da Marvel, National Geographic, antiga FOX e derivados, o Dinsey+ contém obras para públicos de diferentes idades e interesses, muitos delas, obras primordiais para quem deseja reforçar sua inspiração e criatividade.
A história do Imagineering
Esse documentário do ano de 2019 mostra a história da cultura e da empresa Walt Disney Imagineering, fundada no ano de 1952 como subsidiária da The Walt Disney Company, que combina engenharia e imaginação a um nível produtivo capaz de criar, por exemplo, o chamado “lugar mais feliz na Terra”, a Disneyland da Califórnia.
Não se limitando apenas a esse parque, o primeiro de muitos, a Walt Disney Imagineering foi e ainda é o braço do império Disney que construiu uma dezena de outros parques temáticos, hotéis, navios de cruzeiro, eventos, atrações arquitetônicas e tecnológicas que movimentam milhões de dólares em ativos e que são consideradas como obras de arte pelo mundo todo.
Nesse documentário, são relatados os grandiosos impactos e os sucessos conquistados pelas equipes geridas pelo próprio Walt Disney, e por todas as pessoas que o sucederam após seu falecimento em 1966, assim como as várias dificuldades, os erros, fracassos criativos e financeiros da história da Disney em sua conturbada empreitada com atrações turísticas e produtos de entretenimento.
De forma factível e sincera, sem ultrapassar a barreira da fantasia e, às vezes, do maniqueísmo da clássica “magia da Disney”, a história do Imagineering é uma produção esclarecedora sobre os principais momentos da Disney, e uma obra visual extremamente motivacional ao explicar sobre como resolver problemas por meio de lições aprendidas, a como lidar com os altos e baixos de uma jornada criativa no mundo dos negócios com equipes de pessoas distintas e talentosas.
Projeto Os Heróis da Marvel
Também do ano de 2019, essa série documental da Marvel New Media produzida para o Disney+ mostra em cada episódio, casos reais, puros e inspiradores de crianças que só podem ser descritas como heroínas de suas comunidades.
São crianças e adolescentes que empenham suas vidas para agir em prol dos outros e mobilizar cada vez mais pessoas para apoiar isso com gentileza e inspiração. Projetos que vão desde o suporte a pessoas com deficiência, Alzheimer, proteção contra o abuso infantil até o empoderamento de diferentes comunidades, todos idealizados e desempenhados por pessoas que nem atingiram a maioridade recheiam essa fantástica obra do streaming.
Reconhecidos como heróis em revistas em quadrinhos feitas pela própria Marvel e motivo de doações financeiras da empresa para instituições que atuam em ações apoiadas por eles, esses jovens podem não ter superpoderes como no cinema, mas inspiram a qualquer um de uma maneira poderosa.
Curtas
Rico em diversos curtas, agrupados ou soltos na plataforma, o serviço de streaming Disney+ tem produções de qualidade cinematográfica condensados em poucos minutos de duração cada uma. Coleções de curtas como Launchpad e Sparkshots, séries de animação como Pane Elétrica, e obras individuais de parcerias entre a Disney e a Pixar de diversas épocas reúnem uma variedade de assuntos e criadores em histórias muito bem elaboradas e construtivas.
Em pouquíssimo tempo para cada obra, narrativas e reflexões de pessoas variadas permitem o acesso a uma grande quantidade de inputs e insights para os telespectadores não só receberem, mas também combinarem novas e diferentes ideias.
Assistir a um conjunto desses curtas animados feitos sobre diferentes assuntos por uma vasta gama de pessoas, pode aumentar significativamente o entusiasmo e a inspiração para seus próprios projetos, sejam eles do tipo que for.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.