As florestas vêm sendo conhecidas como o método mais eficiente de captura de CO2 na atmosfera, através da fotossíntese, que utiliza o gás carbônico como reagente em uma reação fotossintética, nos dando como produto, o oxigênio. Porém, existem outras formas para que o CO2 seja retirado da atmosfera, sendo inclusive, mais eficazes que as florestas no controle climático.
Manguezais
Os manguezais são ecossistemas de transição entre o ambiente marinho e terrestre, típicos de regiões tropicais e subtropicais. São caracterizados por um solo lamacento, rico em matéria orgânica; árvores arbustivas e grande biodiversidade, atuando como berçário de diversas espécies.
Além de atuarem como um filtro natural, melhorando a qualidade da água; fonte de economia com base na pesca; como barreiras, evitando a erosão do solo, os manguezais funcionam também como grandes protetores contra as mudanças climáticas, absorvendo até 5 vezes mais CO2 que as florestas.
Um estudo realizado por pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos, publicado na revista Biology Letters verificou que, na Amazônia, cada hectare de manguezal contém uma quantidade de carbono duas vezes maior que a mesma área de floresta.
Baleias
De acordo com um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), na batalha contra o aquecimento global deveríamos nos preocupar mais em salvar baleias do que plantar árvores. Esses animais funcionam como grandes sumidouros de carbono, absorvendo em média 33 toneladas de CO2 por toda a vida, e quando morrem, levam esse gás para o fundo do oceano. Enquanto isso, uma árvore absorve apenas 3% desse valor, sendo 22kg de gás carbônico ao ano.
Além disso, os excrementos das baleias servem como fertilizante dos mares, aumentando a produção do fitoplâncton por onde passam, sendo esse responsável por mais de 50% do oxigênio que respiramos e 40% da captura de todo o CO2 no mundo. Mostrando que, na realidade, o pulmão do mundo são os oceanos.
Assim, não devemos nos preocupar apenas com um ecossistema, e sim pensarmos no Planeta como um todo, uma máquina cheia e peças e engrenagens cada uma trabalhando incansavelmente para recuperar o que nós degradamos dia após dia.
Mesmo que você não consiga salvar uma baleia, apagar o fogo da Amazônia ou plantar árvores no manguezal, você pode: repensar sobre seus atos de consumo, plantar uma árvore no seu bairro, ajudar na popularização da ciência, ter engajamento nas causas ambientais e ter cuidado na hora de escolher nossos governantes.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.