Em dezembro, já em ritmo de férias, muitas pessoas começam a planejar o 25 de dezembro. O natal é um dos feriados mais conhecidos do mundo, porém no mesmo dia, em 1642 na Inglaterra, dele nasceu uma pessoa extremamente importante para a comunidade científica, Isaac Newton.
Isaac Newton era físico, matemático e astrônomo e ficou conhecido por ter descoberto o princípio da gravidade ao se questionar o motivo de uma maçã ter caído para baixo e não para o lado ou para cima, além da explicação óbvia da época – força divina. Todos já ouviram falar em seu nome, pois nos dias de hoje nas escolas são ensinadas as três leis de Newton que estão relacionadas com a área da dinâmica, na qual através da força pode ou não gerar movimento.
Mas além da dinâmica, Newton teve sua colaboração na óptica na qual através de um prisma descobriu propriedades ligadas a luz, como refração, e outras ondas eletromagnéticas, como infravermelho. Descobrir que a luz branca é composta por todas as luzes do arco-íris foi uma descoberta sua. Inclusive existe o disco de Newton – um disco com todas as cores do arco-íris pintadas e depois, ao girá-lo, formará o branco com a mistura das cores.
Isaac Newton colaborou para a criação do cálculo diferencial e integral. Em entrevista na BBC, Augusto Damineli diz,
“Ela está presente em grande parte do PIB da humanidade, por meio da engenharia de construção civil, transporte (aéreo, terrestre marítimo e no vácuo) e circuitos elétricos, por exemplo”
Pode parecer maçante aprender sobre toda parte física nas escolas, mas é importante ressaltar que tudo que temos hoje só existe porque alguém no passado descobriu toda teoria por trás e com o Newton não foi diferente.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.