O Cazaquistão, um país localizado na Ásia-Central, é a maior economia regional, impulsionada pela exploração de grandes campos petrolíferos. O país é regionalmente conhecido por sua estabilidade, o que também contribuiu para atrair bilhões de dólares em investimentos externos para exploração de petróleo e indústrias metalúrgicas.
Em termos políticos, o Cazaquistão teve sua independência declarada em 1991, conjuntamente com o desmantelamento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). De 1991 à 2019 foi governado pelo Presidente Nur-sultan Nazarbayev. Em 2019 Nazarbayev deixou a presidência, indicou Kassym-Jomart Tokayev em seu lugar e se tornou “Líder da nação”. Apesar da troca de títulos, continua exercendo grande influência política.
De acordo com The Economist, três anos atrás o governo Cazaque anunciou que acabaria com os subsídios no gás liquefeito de petróleo (GLP) – também conhecido como “gás de cozinha” no Brasil -, o principal combustível utilizado pela população. Em 1 de janeiro de 2022 os subsídios foram cortados e os preços do GLP dobraram, resultando em protestos na principal região produtora do país. Os protestos se espalharam rapidamente e no domingo (5) chegaram à capital, Nur-Sultan, e ao centro financeiro Almaty, com a população clamando “Fora, velho”¹, em referência à Nur-Sultan Nazarbayev, que continua controlando o país indiretamente.
Assim como no Brasil nos protestos de 2013, os protestos no Cazaquistão começaram em função dos preços, neste caso, do GLP, mas logo se estenderam para abarcar outras críticas e reivindicações. De acordo com entrevistas ao The Guardian, NPR e Times, as reais causas dos protestos são as más condições de vida da população, os altos preços, desemprego, corrupção e inexistência de meios legais para participação política populacional.
O governo inicialmente respondeu aos protestos com tentativas pacificadoras, restaurando os subsídios por 180 dias, aceitando a renúncia do Primeiro-Ministro e seu gabinete e substituindo o Sr. Nazarbayev como presidente do Conselho de Segurança. Entretanto, com os protestos ganhando cada vez mais força, o Presidente Tokayev declarou estado de emergência e pediu ajuda do “Collective Security Treaty Organization” (CSTO)² para conter os manifestantes. De acordo com Netblocks, o sinal de internet também foi cortado em todo o país.
O Cazaquistão possui uma conturbada história com a Rússia, remontando ao Império Russo, quando cazaques foram obrigados a aprender russo e a língua foi instaurada como língua oficial do país, livros e cultura cazaque foram queimados e destruídos, e a religião oficial passou a ser o catolicismo ortodoxo, adotado pelos russos. Para Jen Brick Murtazashvili, da Universidade de Pittsburgh, o pedido de ajuda à Rússia representa um abandono da soberania nacional.
Com as substituições do Sr. Nazarbayev e de parentes seus no governo, o atual Presidente Tokayev indica uma decadência do poder e influência do ex-Presidente no país e suas intenções de governar com pulso firme. Para a Rússia, responder ao pedido de ajuda Cazaque se tornou praticamente uma obrigação. De acordo com Arkady Dubnov, os protestos são um alerta ao Kremlin, uma vez que o governo do Cazaquistão é uma mini réplica do governo russo, incluindo suas oligarquias e modelo de poder.
A necessidade de apoiar o Cazaquistão e responder ao seu pedido faz com que a Rússia tenha batalhas a serem travadas em diversas frentes, uma vez que tropas estão reunidas na fronteira com a Ucrânia para pleitear acordos com a OTAN e os Estados Unidos e nas fronteiras da Moldávia, Geórgia e Abkhazia – um território reconhecido pela maioria dos países como parte da Geórgia, mas oficialmente Reública de Abkhazia. Estrategicamente, essa dispersão de tropas e esforços torna os objetivos russos mais difíceis de alcançar e distribui seu poder em diversas frentes.
Por fim, para os cidadãos Cazaques, os protestos representam uma forma de fazer suas vozes serem ouvidas em um governo que encontra mecanismos de barrar a participação popular na política e cujas instituições e empresas são dominadas por oligarquias ligadas ao ex-Presidente Nazarbayev. Como tem acontecido em diversos outros países ao redor do mundo, os pleitos por democracia são cada vez mais fortes.
¹Tradução livre. Em Cazaque original “shal ket!”. Em tradução para o inglês de acordo com The Economist “old man out!”.
² CSTO é uma aliança militar composta por seis países pós-Soviéticos: Rússia, Armênia, Cazaquistão, Tasjiquistão, Quirguistão e Bielorrússia.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.