Não é de hoje que o boom dos canais streamings está fazendo com que produtores de TV começassem uma corrida alucinada em busca de conteúdos novos e exclusivos para alimentar a programação dessas plataformas digitais. É o que aconteceu com o personagem Jack Ryan, criado para os romances tecno-trillers de Tom Clancy ou o recente Jack Reacher, escrito por Lea Child, que saiu do cinema em duas produções estreladas por Tom Cruise para se transformar na nova série da Amazon Prime, com Alan Ritchson (Titãs) com o personagem principal.
Agora é a vez da consagrada escritora de ficção e fantasia Octavia E. Buttler, vencedora do Hugo, o Oscar da literatura fantástica, entrar na ala das adaptações com dois de seus mais conhecidos trabalhos: Despertar e Kindred – Laços de Sangue. Despertar, sobre uma mulher que acorda do coma induzido 250 anos após, ainda está em fase de pré-produção pela Amazon Prime, enquanto que a outra publicação já tem elenco e o piloto em desenvolvimento pelo canal americano FX.
Kindred – Laços de Sangue, que terá oito episódios, mostra a jovem negra e aspirante a escritora Dana, interpretada pela novata Mallori Johnson, que decidiu abandonar as restrições familiares para tentar uma nova vida em Los Angeles. Quando ela está se instalando em sua nova casa, repentinamente ela é puxada para o século 19, para uma plantação que está ligada diretamente com a origem de sua família. Um romance interracial atravessa seu passado e presente, enquanto descobre segredos sobre sua própria vida através de suas viagens entre o presente e o passado.
A série será comandada por Branden Jacobs-Jenkins, que foi um dos produtores responsáveis pela série The Watchmen, da HBO. Segundo Nick Grad, diretor de programação do FX, Branden Jacobs-Jenkins fez um trabalho fenomenal ao adaptar Kindred – Laços de Sangue para o FX e honrar o legado e o valor atemporal do romance inovador de Octavia Butler. O piloto da série será dirigido por Janicza Bravo, que dirigiu, entre outras produções, vários episódios da nova temporada de Em Terapia, para a HBO.
Os livros de Octavia E. Buttler vem sendo publicado no Brasil pela Editora Morro Branco. A autora começou a se dedicar a carreira de escritora de ficção e fantasia, após assistir ao filme A Garota Diabólica de Marte, feito em 1954. Ela achou a história são ruim que decidiu escrever algo melhor. Passou vários anos escrevendo contos curtos para antologias literárias, mas a partir dos anos 80 começou a escrever outros importantes romances como Parable of the Sower e Parable of the Talents, que lhe rendeu prêmios importantes como Nebula e o Hugo. Octavia faleceu em 2006, deixando um legado importante, especialmente sendo a primeira escritora negra de ficção-científica e fantasia, que entrou no Hall of the Fame.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.