A britânica Agatha Christie nos brindou com diversos casos de aparentes mistérios insolúveis para que nas últimas páginas de uma leitura de tirar o fôlego, mudar completamente a narrativa da história, nos surpreendendo com uma revelação de cair o queixo. E claro, tudo ganha uma dimensão maior quando a história é adaptada para o cinema ou para a televisão, já que essas mídias são mais diretas nas respostas emocionais do que um livro. Talvez seja exatamente por essa resposta emocional mais eficiente, que os canais streaming tem procurado cada vez mais produzir conteúdos relacionados a mistérios que são resolvidos episódio a episódio, até uma solução reveladora no episódio final.
E entre os escritores de mistério policial, o americano Harlan Coben tem sido um dos autores de mistério mais adaptado para a telinha. Coben é conhecido pela série policial estrelada por Myron Bolitar, um ex-jogador de basquete que se tornou agente esportivo, mas acaba investigado crimes relacionado com seus clientes. Lançado em 1995, as aventuras de Bolitar ficaram muito populares, mas foram suas histórias individuais que chamaram a atenção dos produtores de TV. Em 2011, ele lançou Refúgio (Editora Arqueiro) que mostra a primeira aventura de Mickey Bolitar, sobrinho de Myron, que está sendo adaptado pela Amazon Studios.
O grande atrativo na obra de Coben é o jeito que ele transforma uma situação comum do cotidiano, numa crise policial envolvendo pessoas aparentemente comuns, mas que tem um passado suspeito. E na medida que vai avançando a história, Coven vai colocando outros elementos para tirar a atenção do objetivo final, deixando o leitor com a sensação de que está perdendo alguma coisa. Mas ao chegar ao final, o autor ainda derruba a narrativa inicial, revelando algo surpreendente na trama.
Para conhecer melhor o trabalho de Harlan Coben, veja as produções feitas para a telinha, de algumas de suas mais importantes obras, já lançadas pela Editora Arqueiro e que se transformaram em produções para a TV, além de roteiros originais escritos por Coben diretamente para a telinha:
Confie em Mim (Hold Tigh)
Minissérie em Produção na Polônia para esse ano na Netflix. Mostra o casal Mike e Tia preocupados com seu filho Adam, que está deprimido após a morte de seu melhor amigo. Eles decidem instalar um programa para monitorar as atividades do rapaz no computador. Os primeiros relatórios não revelam nada importante, mas de repente uma estranha mensagem muda completamente o rumo dos acontecimentos: “Fica de bico calado que a gente se safa.” A morte de duas mulheres na cidade, podem revelar algo muito estranho relacionado com o suicídio do amigo de Adam.
Fica Comigo (Stay Close)
Já disponível na Netflix.A vida de Megan Pierce (Cash Jumbo) nem sempre foi um mar de rosas. Houve uma época em que ela nunca sabia como seria o dia seguinte. Mas hoje é mãe de dois filhos, tem um marido perfeito e a casa dos sonhos de qualquer mulher – e, apesar disso, se sente cada vez mais insatisfeita. Ray Levine (Richard Armitage) já foi um fotógrafo respeitado, mas agora, aos 40 anos, tem um emprego em que finge ser paparazzo para massagear o ego de jovens endinheirados obcecados em se tornar celebridades. Broome (James Nesbitt) é um detetive incapaz de esquecer um caso que nunca conseguiu resolver: há 17 anos, um pai de família desapareceu sem deixar rastro. Todos os anos ele visita a casa em que a mulher e os filhos do homem esperam seu retorno. Essas pessoas levam vidas que nunca desejaram. Agora, um misterioso acontecimento fará com que seus caminhos se cruzem, obrigando-as a lidar com as terríveis consequências de fatos que pareciam enterrados havia muito tempo.
Desaparecido para Sempre (Gone for Good)
Adaptação feita na França para a Netflix. Mostra Guillaume Lucchesi (Finnegan Oldfield), ainda assolado pela morte de seu irmão Fred (Nicolas Duvalchelle) e Sonia, seu primeiro grande amor, há mais de dez anos. Quando sua namorada Judith (Naila Harzoune) desaparece durante o funeral da mãe, Guillaume vaio ser obrigado a confrontar todas as verdades que foram escondidas dele por sua família e amigos mais próximos.
Silêncio da Floresta (The Woods)
Minissérie produzida na Polônia em 2020, também disponível pela Netflix. Um dos mais importantes promotores de justiça vive um drama de 25 anos, quando sua irmã mais nova desapareceu durante num acampamento de versão durante as férias. Hoje, surgem evidências de que a garota pode estar viva. O problema é que investigar esse caso pode trazer mais do que revelações sobre o passado de sua própria família, mas sentimentos que ele havia ocultado sobre toda aquela crise que voltam para assombrá-lo.
Safe (Safe)
Uma produção original britânica escrita por Harlan Coben, na sua parceria com a Netflix e o Canal+, estrelada por Michal C. Hall, consagrado ator da série Dexter. Aqui, ele é o dr. Tom Delaney, que mora num dos mais caros e seguros condomínios do subúrbio de Londres. A tranquilidade do dr. Delaney e sua esposa é quebrada com o desaparecimento de sua filha adolescente Carrie (Isabelle Allen) dentro do condomínio. Mas as investigações que Tom começa por contra própria irão revelar algo muito mais estranho sobre a falta segurança que todos acreditam viver naquele lugar.
O Inocente (The Innocent)
Produção feita na Espanha e disponível na Netflix, mostra um acidente fatal mudando radicalmente a vida de um homem. Ao tentar apartar uma briga, Mateo (Mario Casas), acidentalmente mata uma pessoa que o leva a passar vários anos preso. Ao sair da prisão, a vida de Mateo parece ter começado novamente, com a esposa grávida e a decisão de comprar uma casa para cuidar da família. O surgimento de um vídeo com imagens comprometedoras começa a detonar sua vida novamente. Mateo começa a ser seguido por um homem misterioso, que é encontrado morto, um caso que também pode estar ligado ao assassinato de uma freira. Nessa tempestade perfeita, Mateo terá que fazer opções complicadas para tentar recuperar sua vida pela segunda vez.
Não Fale com Estranhos (The Stranger)
Nova parceria da Netflix com o Canal +, agora trazendo uma adaptação do livro que Coben lançou em 2015. Durante um final de tarde no clube, o arquiteto Adam Price (Richard Armitage) é confrontado por uma mulher desconhecida (Hannah John-Kamem), que lhe pergunta se ele conhece o passado recente de sua esposa (Dervla Kirwan). A crise entre o casal começa quando ela se recusa a conversar sobre questões relacionadas ao seu passado, colocadas em suas vidas por uma pessoa estranha. O que será de tão importante, leva uma dona de casa e mãe a tomar uma atitude radical e sumir da vida de quem ela mais amava?
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.