Quando surgiu em 2010, a série Justified trazia para a televisão um gênero há muito tempo esquecido, mas que dominou boa parte da programação da tv americana entre as décadas de 50 e 60, o faroeste. A série mostrava uma visão contemporânea do trabalho dos US Marshalls, os policiais federais dos Estados Unidos, através do delegado Rayland Givens. Na tentativa de prender um chefe de uma organização criminosa, Givens acaba matando o criminoso, que ocultava uma arma debaixo da mesa onde os dois conversavam.
Mesmo com essa ação justificada, os chefes de Rayland o transfere para uma delegacia do interior do Kentucky, região onde o delegado federal cresceu e, claro, tem seus inimigos locais. Durante sete temporadas, vemos o trabalho de Givens desarticulando várias quadrilhas de traficantes e outros criminosos, especialmente Boyd Crowder, seu amigo de infância mas líder do crime da região.
Esses personagens construídos pela mente criativa de Elmore Leonard que, mesmo com um passado de sucesso escrevendo histórias ambientadas no Oeste Selvagem, acabou ganhando notoriedade quando escreveu O Nome do Jogo (Get Shorty, 1995), filme estrelado por John Travolta, Rene Russo, Danny DeVito e Gene Hackman. Em Justified, ele faz do interior do Kentucky o cenário para um faroeste moderno, colocando Rayland Givens como o delegado federal que chegou para resolver, quase seguindo as regras dos US Marshalls.
A série é estrelada por Timothy Olyphant, que havia trabalhado na cultuada produção da Showtime, Deadwood, um faroeste sobre uma cidade sem lei onde seu personagem acaba assumindo o cargo de xerife. O piloto da série foi filmado no interior da Pensilvania, mas os produtores acabaram achando em Santa Clarita, no subúrbio de Los Angeles, o lugar ideal para a produção da série. Curiosamente, Timothy fez ao lado de Drew Barrymore para a Netflix, a comédia de humor negro, A Dieta de Santa Clarita.
Assim como a série original, baseado no conto Fire in the Hole (2002), a nova produção tem como base a novela policial City Primeval: High Noon in Detroit, publicada em 1980. A minissérie Justified: City Primevil vai mostrar a vida de Rayland oito anos após ele deixar a delegacia federal do Kentucky. Ele volta a trabalhar em Miami, tentando equilibrar sua vida de delegado com a de pai de uma adolescente de 14 anos de idade. Um incidente numa rodovia federal o coloca em contato com Clement Mansel, um sociopata que escapou de Rayland uma vez em Detroir. O confronto entre esses dois personagens é a base da nova história.
Para quem não conhece a série, Justified está disponível no Globoplay. Considerada pela critica como um dos melhores faroestes modernos da TV, a série gerou outras produções como Xerife Longmire (2012), estrelada pelo australiano Robert Taylor (Matrix), e o longa A Qualquer Custo (2016, disponível na Netflix), estrelado por Chris Pine e Jeff Bridges, indicado a quatro Oscars, incluindo o de Melhor Filme.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.