Nunca se poderia imaginar que uma história de invasão espacial pudesse fazer tanto sucesso numa rede de TV americana. Isso aconteceu em maio de 1983, quando a Rede NBC colou no ar as duas primeiras partes de V (de Visitantes), sobre a chegada de uma frota de naves alienígenas com planos sinistros para a raça humana. A história embarcava na onda provocada pelo sucesso de Guerra nas Estrelas nos cinemas do mundo inteiro. A ideia original do produtor Kenneth Johnson tinha um viés mais político, mas a NBC achou o tratamento muito confuso e pediu para a Warner Bros criar algo diferente.
A história de V – A Minissérie Original, que está chegando à Darkflix, mostra uma raça alienígena avançada, chegando na Terra com naves gigantescas e dizendo o velho clichê “viemos em paz”. Os primeiros momentos pareciam que a raça humana estava recebendo um primo rico, decidido a dividir seus conhecimentos e riquezas em troca de um bom relacionamento universal. Como já dizia o filosofo mineiro que esmola demais santo desconfia, aos poucos o plano de dominação e escravização da raça humana é revelado, iniciando uma grande luta de sobrevivência do planeta.
Como não é legal sofrer por antecipação, os produtores já tinham planejado a continuidade da minissérie, caso a audiência fosse boa. Além de superar o imaginado, a NBC começou a receber milhares de cartas de fãs pedindo uma continuação da história. Em maio de 1984, a NBC lançava V – The Final Battle, mostrando os conflitos mais radicais entre humanos e visitantes. Aqui no Brasil, a Rede Globo exibiu a minissérie integral, em dez episódios, no final de 1984, com o titulos de V – A Batalha Final.
A grande sacada da série foi criar uma história em cima de referências sobre o nazismo. Os Visitantes extraterrestres possuem um emblema semelhante à suástica de Adolf Hitller, seus uniformes também se parecerem com os da SS, organização paramilitar ligada ao ditador. Nem mesmo o armamento alienígena escapou, as armas lembram a famosa pistola Luger alemã. Outros núcleos da trama também navegam pelo mesmo caminho. O movimento chamado “Amigos dos Visitantes” traz semelhanças com a organização Juventude Hitlerista. O aliciamento da Imprensa pelos Visitantes se assimila como a máquina da propaganda nazista da época, vista em várias produções cinematográficas.
Curiosamente, a minissérie acabou gerando uma série regular, exibida pelo SBT no final dos anos 80, batizada de Os Extraterrestes na Batalha Final. Só que a série não teve o mesmo fôlego para continuar a história, sendo cancelada em sua primeira temporada com apenas 19 episódios. Afinal de contas, que gostaria de ver uma versão de Combate!, disfarçada de ficção-científica sem o mesmo carisma da produção original?
Considerada uma das 25 melhores produções de ficção-científica da história da TV mundial, V – A Batalha Final acabou gerando em 2009, uma nova versão, estrelada pela brasileira Morena Baccarin, como a carismática líder dos Visitantes. Com efeitos visuais de tirar o fôlego, a série lidava com uma conspiração alienígenas antes deles chegarem à Terra. Infelizmente, V – Os visitantes ficou no ar apenas duas temporadas.
Para quem quiser conhecer ou relembrar desse grande sucesso da Telinha, a plataforma streaming Darkflix traz a versão remasterizada de V – A Minissérie Original. A canal tem planos também de colocar no ar a série de 2009, como parte de seus lançamentos especiais de 2022, que tem ainda a chegada da segunda temporada de Masters of Horror, A Casa de Terror da Hammer, Além da Imaginação, Antologia do Medo, e a minissérie baseado na obra de Stephen King, The Stand – A Dança da Morte.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.