Com a chegada de 2022, os amantes de futebol começam a sentir aquele gostinho que só sente a cada 4 anos: o gostinho de Copa do Mundo. Mas, ainda que a Copa se dê apenas ao fim do ano, o amante de futebol não pode reclamar do ano com calendário cheio, eliminatórias de Copa do Mundo, vinda de craque internacional para o campeonato brasileiro, e o fim de um jejum de décadas na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Porco derruba tabu e leva a Copinha
Pela primeira vez em sua história, o Palmeiras ganha a Copa São Paulo de Futebol Júnior após campanha irretocável, coroada por vitória maiúscula de 4 a 0 sobre a equipe do Santos, conhecida por ter uma das bases que mais revela grandes talentos no país.
O garoto Endrick, de apenas 15 anos, um dos caçulas da competição, foi o grande destaque da equipe palmeirense e da competição como um todo, com 6 gols, sendo um deles o vencedor do prêmio Dener de gol mais bonito do torneio, uma bicicleta de fora da área em partida contra o Oeste-SP.
Como não poderia deixar de ser, gigantes europeus já batalham pela contratação do menino, sendo possível listar o interesse de equipes como Real Madrid, Barcelona, Manchester City, Manchester United e Liverpool. Podemos estar diante de uma venda precoce e multimilionária.
Urubu, Galo e Porco mantém elenco, e seguem favoritos
As três equipes mais competitivas de 2021 iniciaram 2022 com conservadorismo, mantendo seus fortíssimos elencos, o que parece ser o suficiente para mantê-las muito acima das demais.
O Flamengo, diferentemente dos últimos anos, até o momento não fez nenhuma grande contratação, daquelas capazes de abalar o mercado da bola. A novidade rubro-negra fica a cargo apenas do técnico português Paulo Souza, que terá como fantasma as inevitáveis comparações com seu compatriota Jorge Jesus, ídolo da Gávea.
O Galo também terá cara nova e estrangeira no comando da equipe, sendo ela a do treinador argentino Antonio Mohamed. Porém, o destaque fica por conta do reforço peso pesado que se trata de ninguém menos que o zagueiro uruguaio Diego Godín, ídolo de sua seleção e da torcida do Atlético de Madrid.
Já no Palmeiras se tinha grande expectativa com o primeiro ano de presidência de Leila Pereira, porém até o momento o que se vê é o cuidado nas contratações, sendo a de Rafael Navarro, ex-Botafogo, a mais digna de destaque.
Nova Era para Cruzeiro e Botafogo
Cruzeiro e Botafogo encerraram 2021 em climas muito diferentes. Enquanto o clube da Estrela Solitária teve absoluto sucesso em sua empreitada na série B, culminando com o título da competição, o Cabuloso pelo segundo ano consecutivo amargou uma campanha na parte de baixo da tabela, e terá, pela terceira vez, que enfrentar os difíceis jogos da 2ª divisão.
No entanto, observando a parte administrativa dos clubes, haverão mudanças significativas e de certa forma parecidas para ambas as equipes, que enchem de esperança (e medo) seus torcedores. É que o Cruzeiro foi adquirido por uma das empresas do ex-jogador e pentacampeão Ronaldo Fenômeno enquanto que o Botafogo teve sua transformação em SAF (Sociedade Anônima de Futebol) realizada após ser adquirido pelo empresário John Textor, já atuante no ramo em âmbito de Premier League, na equipe do Crystal Palace. Será uma tendência para o futebol pátrio?
Portugal e Itália protagonizarão repescagem dramática pela Copa do Mundo
Em ano de Copa, é inevitável falar da mesma. E a Copa do Mundo do Catar, que se dará atipicamente no final do ano, nos meses de Novembro e Dezembro, em razão do forte calor costumeiro na região no meio de ano, é certamente o maior evento esportivo do ano.
Com 13 equipes já garantidas na competição, temos como novidade a definição dos confrontos finais das Eliminatórias Africanas, formando as seguintes chaves, das quais os vencedores se classificaram para a Copa: Egito X Senegal; Camarões x Argélia; Gana x Nigéria; RD Congo x Marrocos e Mali x Tunísia. Destes, o destaque é todo de Egito e Senegal, que tem como protagonistas os companheiros de equipe no Liverpool Mohamed Salah e Sadio Mané.
Já em âmbito europeu, o sorteio das chaves da repescagem presenteou o torcedor com a temida chave única entre Portugal e Itália, as duas últimas vencedoras da Eurocopa, podendo apenas uma das equipes se classificar para a Copa do Mundo, ou até mesmo nenhuma. Cumpre destacar que a não classificação de Portugal a Copa do Mundo pode resultar em despedida precoce de Cristiano Ronaldo de Copas do Mundo, visto que o craque português já conta com 37 anos.
2022 terá calendário cheio
Além dos destaques narrados acima em âmbito nacional teremos os Estaduais, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Sulamericana, Libertadores e nova empreitada do Palmeiras pelo título Mundial.
No futebol internacional, uma Champions League com Messi no PSG e Cristiano Ronaldo no Manchester United, darão outra cara para o torneio. As Eliminatórias da Copa do Mundo ainda darão muito o que falar no primeiro semestre do ano, com importantes seleções ficando pelo caminho.
2022 promete muito para o mundo do futebol.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.