A plataforma de streaming Star+ anunciou a estreia nessa quarta, 9 de fevereiro, da série coreana Snowdrop. Produzida em 2020, a série acompanha o romance entre Yeong-ro (Jisoo, cantora do grupo Blackpink), uma estudante universitária e Su-hoo (Jung Hae-In, de Sintonizada em Você), um agente norte-coreano infiltrado na Coreia do Sul.
Exibida na Coreia em 2021, Snowdrop atraiu uma série de protestos antes mesmo da estreia quando partes do roteiro vazaram. No material, Su-hoo é descrito como um agente norte-coreano cuja missão é criar o caos e a instabilidade durante os protestos pela democracia que aconteceram na Coreia do Sul em junho de 1987. Diante da informação, milhares de mensagens foram enviadas à emissora JTBC e uma petição foi criada exigindo o cancelamento da produção, acusada de imprecisão histórica, de criar um enredo para defender os agentes do governo sul-coreano da época e de distorcer o movimento pró-democracia. O envolvimento não comprovado da Coreia do Norte nas manifestações foi o argumento utilizado pelo governo para combater os protestos com truculência, com a prisão, tortura e morte do presidente do conselho estudantil da Universidade Nacional de Seul, Park Jong-Choi, em janeiro daquele ano, e a morte do aluno da Universidade Yonsei, Lee Han-yeol, atingido por uma bomba de gás lacrimogênio durante as manifestações em junho, como pontos culminantes na violência governamental. Em março de 2021 protestos semelhantes levaram ao cancelamento da série Joseon Exorcist após a exibição de dois episódios, boicotada pelo público por distorcer a história com o uso desnecessário de alimentos chineses e por retratar o rei Taejong (1367-1422) de forma negativa.
Em resposta aos protestos, a JTBC declarou que Snowdrop não distorce o movimento democrático e nem mostra os agentes do governo de forma positiva e o diretor Jo Hyun-tak (Sky Castle) alegou que a série é ficcional e não tem conexão política. O enredo principal de fato acompanha o romance proibido entre Jun Hae-in e Yeong-ro, mas as ações do agente e o perigo que o casal enfrenta tornam impossível se desconectar dos eventos de 1987 que levaram a Coreia do Sul à democracia, processo que custou caro a muitos dos manifestantes em uma história ainda recente.
Dividida em 16 episódios, Snowdrop estreia com dois episódios. Após a estreia, a plataforma vai disponibilizar um episódio por semana.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.