Na correria do dia a dia, não percebemos as funções básicas do nosso organismo, acordamos e dormimos sem nos darmos conta que estarmos respirando, processos esses essenciais para a vida. Em um único minuto que paramos para ouvir, sentir, e nos concentrar no ar que entra e saí de nossas narinas pode ser um fator relevante para a tomada de uma decisão importante.
Respirar e atentar-se a este processo é um dos principais mecanismos de práticas como a meditação por exemplo. Esta por sua vez consiste em atentar se ao movimento fisiológico do organismo, na tentativa de estabelecer-se no presente, desacelerando a mente e observando os sentimos e pensamentos que vem e vão.
Existem duas técnicas que podem ser utilizadas para relaxar e diminuir a ansiedade, a primeira delas, pode ser usada inclusive durante um pratica meditativa.
Primeiro exercício: Técnica dos 5 segundos
1 – Inspire o ar estendendo o abdome sem levantar o ombro por 5 segundos;
2 – Segure o ar por 2 segundos;
3 – Solte o ar contanto até 6.
Durante esta atividade busque estar relaxado, sentando com a coluna reta ou com deitado, coloque uma música calma, pratique isto ao menos 3 vezes na semana com uma duração de 10min a 20min.
Segundo exercício: Técnica do Nariz
1 – Tampe o nariz esquerdo, e inspire o ar;
2 – Segure por dois segundos;
3 – Solte o ar devagar.
Faça isto 5 vezes sempre que estiver ansioso com algo, ou em algum momento de estresse. Estas são técnicas que quando realizadas com frequência podem ajudar a minimizar os danos da ansiedade, no entanto é sempre valido frisar a necessidade de procurar um profissional especializado sempre que os sintomas começam a ser persistentes.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.