No Brasil, temos a presença dos três vírus desde o ano de 2015, estes são transmitidos pelo mesmo vetor o mosquito Aedis Aegupit. Embora apresentem sinais clínicos relativamente parecidos como, dores de cabeça, febre, dores articulares e alguns sinais como Sinais de Rash que são marcantes, estas doenças são diferentes.
Dentre os principais sintomas da chikungunya, são as fortes dores nas articulações, conhecida como artralgia. Manifestando-se principalmente nas articulações nos pés e das mãos, mas pode se estender por todas do corpo. Nesta doenças existem dores recorrentes e processos inflamatórios que podem vir juntamente com edema e rigidez.
É claro que existem essas dores na dengue e na zika, mas a diferença está, principalmente na intensidade da dor. Enquanto a dengue e zika apresentam dores leves e moderadas, a pessoa que contraiu chikungunya sente em níveis mais elevados. Em suas fazes agudas as dores podem chegar a persertir por anos a fio.
De modo geral a dengue apresenta: febre presente alta e imediatamente logo após a infecção, dores nas articulações moderadas ou leves, podem apresentar manchas vermelhas no corpo, o prurido é presente ainda que de forma leve e manchas vermelhas nos olhos.
Relacionado a chikungunya: a febre é percebida por grande parte dos infectados, também apresenta-se de início imediato, as dores nas articulações apresentam-se em cerca de 90% dos casos, relacionado aos sinais de Rash podem aparecer apenas nas primeiras 24hs, a vermelhidão nos olhos também pode estar presente.
A febre no Zika apresenta-se em baixa quantidade, pode estar presente em dores leves nas articulações tal como o Rash, as coceiras leves e vermelhidão nos olhos. Portanto, a principal maneria de diferenciar as três doenças tem relação com o tempo de manifestação dos sintomas, período de permanência e intensidade, visto que, a semiologia do problema é basicamente a mesma.
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.