Se alguém resolveu seguir a pequena crise que aconteceu pouco antes de Will Smith receber o Oscar por seu trabalho em King Richard – Criando Campeãs, era só coloca a hashtag Todo Mundo Odeia o Chris ou o título original Everybody Hates Chris.
Quando subiu ao palco para anunciar o prêmio de Melhor Documentário, Chris Rock fez uma piada sobre o fato de Jada Pinket-Smith estar com o cabeço raspado. Will Smith se irritou, subiu ao palco e estapeou Chris Rock, e começou a gritar para que ele não falasse mais o nome de Jada, num inglês bem popular com o uso do F..K.
Mesmo com toda essa tensão, a cerimônia de entrega do 94ª Academy Award vinha transcorrendo tranquila, especialmente para os produtores de Duna, que já tinha recebido seis premiações (Som, Montagem, Efeitus Visuais, Fotografia, Cenografia e Trilha Sonora).
O segundo filme com mais premiações foi No Ritmo do Amor, que além de Roteiro Adaptado, Ator Coadjuvante (Troy Kotsur), faturou o premio mais cobiçado, o de Melhor Filme. O que vai deixar muito contentes a AppleTV Studios, que produziu o filme.
Mesmo com três filmes na lista dos Melhores do Ano, Não Olhe para Cima, Tick,Tick, Tick…Boom e Ataque dos Cães, a Netflix fez a noite da diretora neozelandesa Jane Campion, vencedora do Oscar de Melhor Roteiro Original, pelo filme O Piano, de 1993.
Ela subiu ao palco, logo depois do clima quente de Will Smith, para agradecer pelo premio de Melhor Direção pelo filme Ataque dos Cães, onde também estava na disputa pelo Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
Will Smith, contudo, fez um discurso emocionado, provocando lágrimas dentro e fora do Dolby Theater, em Los Angeles. Não disse diretamente por que foi pra cima de Chris Rock, mas enfatizou que um personagem como o de Richard King, que defende sua família a qualquer custo, foi seu principal inspirador.
Pediu desculpas à plateia e aos membros da Academia de Artes Cinematográficas, e ao enxugar suas lágrimas, disse esperar que o convidasse para o próximo ano. Saiu de cabeça baixa, escoltado por John Travolta, Umma Thurman e Samuel L. Jackson, o trio de Pulp Fiction – Tempo de Violência, que anunciaram a categoria de Melhor Ator.
Veja a relação completa dos Vencedores do Oscar 2022:
Filme – No Ritmo do Coração (Amazon)
Atriz – Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye)
Ator – Will Smith (King Richard: Criando Campeãs/HBO Max)
Direção – Jane Campion (Ataque dos Cães/Netflix)
Roteiro Adaptado – No Ritmo do Coração (Siân Heder)
Roteiro Original – Belfast (Kenneth Brannagh)
Atriz Coadjuvante – Ariana DeBose (Amor Sublme Amor/Disney+)
Ator Coadjuvante – Troy Kotsur (No Ritmo do Coração)
Canção Original
No Time To Die – Música e Letra Billie Eilish and Finneas O’Connell (007 – Sem Tempo para Morrer)
Documentário – Summer of Soul (…Or, When the Revolution Could Not Be Televised)
Figurino – Cruella (Jenny Beavan)
Filme Estrangeiro – Driave my Car (Japão)
Animação – Encanto (Disney+)
Eveitos Visuais – Duna (HBO Max)
Fotografia – Duna
Cenografia – Duna
Montagem – Duna
Trilha Sonora – Duna
Som – Duna
Maquiagem e Penteado – Os Olhos de Tammy Faye
Curta-Metragem – The Long Goodbye
Curta de Animação – The Windshield Wiper
Curta-Documentário – The Queen of Basketball
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.