As semifinais da Champions chegam com dois confrontos Inglaterra x Espanha, que premiam as duas principais ligas europeias, mas os classificados inegavelmente tem perfil diferente.
Os dois ingleses, Manchester City e Liverpool, são dois dos times mais fortes do continente há anos, com base sólida, alto entrosamento e técnicos consagrados como os melhores da atualidade. Os dois também brigam pelo título inglês, em dobradinha que irá se repetir pela quinta vez seguida nesta temporada.
Do lado espanhol duas surpresas, embora por motivos distintos. O Real Madrid, maior campeão da história da Champions, com assombrosos 13 títulos, chegou reformulado e sem confiança no torneio, com um misto de renovação e veteranos, e ainda tentando superar a Era CR7. Já o Villarreal é zebra absoluta, tendo eliminado um dos grandes favoritos ao título, o temido Bayern de Munique.
Benfica faz bons jogos, mas placar agregado não assusta o Liverpool
Não se esperava muito do Benfica nos confrontos contra o fortíssimo Liverpool. No entanto, o time português fez duas boas partidas, com destaque para a joia uruguaia Darwin Núñez, que se firma como centroavante de grande projeção para os próximos anos.
Mas a constância do time de Jürgen Klopp prevaleceu, e o já conhecido esquadrão de Alisson, Van Dijk, Fabinho, Mané, Salah e Firmino passou com um placar agregado de 6 a 4, tendo feito o resultado fora de casa, em 3 a 1 realizado em Portugal. O egípcio Salah, que perdeu a vaga na Copa do Mundo para o companheiro Sadio Mané, faz uma das melhores temporadas de sua carreira, e se não fosse o fator Copa do Mundo, chegaria como um dos favoritos para o prêmio de melhor da temporada.
Submarino amarelo acaba com os alemães
Em um dos resultados mais inesperados das últimas Champions, o Villarreal bateu o estrelado Bayern de Munique em dois jogos de ataque contra defesa nos quais brilhou a estrela do técnico Unai Emery. Apesar de Coman, Müller, Gnabry, Sané e principalmente Lewandowski, o Bayern, acostumado a fazer muitos gols em suas partidas, apenas conseguiu vazar o time espanhol uma vez, justamente com o craque polonês.
E tendo ganhado o primeiro jogo em 1 a 0 dentro de casa, coube ao nigeriano Chukwueze marcar em contra-ataque fulminante o gol de classificação da zebra amarela aos 42 minutos do segundo tempo, em pleno território alemão. O Villarreal pela primeira vez em sua história chega as semifinais da Liga dos Campeões.
Em duelo tático, ataque prevalece sobre a defesa
Com estilos opostos, o duelo City x Atlético de Madrid prometia ser um dos mais bem trabalhados das quartas, muito em virtude dos técnicos Pep Guardiola e Diego Simeone. E todas as promessas se cumpriram, com Simeone armando um ferrolho quase intransponível para o time cheio de peças de Pep.
No entanto, a estrela do garoto inglês Phil Foden brilhou ainda no primeiro jogo, em passe genial para gol de De Bruyne. Com a segunda partida acontecendo de maneira parecida, o goleiro Ederson tratou de estragar os planos de Simeone com duas defesas incríveis nos acréscimos da partida.
Benzema evita tragédia e se credencia para a bola de ouro
Depois da saída de Cristiano Ronaldo, o principal craque do Real Madrid é indiscutivelmente o francês Karim Benzema, que vem decidindo cada vez mais jogos no auge de seus 34 anos. E quando o francês fez um hat-trick em território inglês muitos pensaram que a fatura madrilenha já estava liquidada nos 3×1 impostos ao time inglês.
Mas o Chelsea veio com postura muito diferente no segundo jogo e aos 30 minutos do segundo tempo fez o necessário 3 a 0 em pleno Santiago Bernabeu. No entanto, faltou combinar com o croata Modric que em passe espetacular, uma trivela quase do meio de campo, colocou o brasileiro Rodrygo na cara do gol, empatando o 3×1 e levando o jogo para a prorrogação.
Então entrou em ação o craque Benzema que em dobradinha já tradicional com Vinicius Junior fez o segundo do Real, evitando virada histórica do Chelsea, e levando os merengues para mais uma semifinal de Champions: A camisa pesou. E muito.
Champions chega à reta final
Liverpool enfrentará o Villarreal, enquanto o Manchester City pegará o Real Madrid. O favoritismo certamente segue ao lado dos times ingleses, que são os melhores no papel indubitavelmente. No entanto, o mesmo favoritismo se via ao lado do Bayern e o Villarreal mostrou-se preparado para esse tipo de confronto. Já no confronto City x Real, tem-se a pesada camisa merengue apesar do melhor elenco do City, além de um Benzema que chega como fortíssimo candidato a bola de ouro, aumentado pelo favoritismo da França para a Copa do mundo.
As semifinais prometem!
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.