Pode parecer ficção, mas na vida real existe uma rede de conexão natural entre árvores. No filme Avatar (2009), isso foi representado pela floresta no mundo alienígena de Pandora, na qual todos os seres seriam conectados com a floresta. No mundo real, as plantas podem se conectar entre si através de uma ajuda de fungos associados. Essa associação é conhecida como micorrizas.
As micorrizas são uma combinação ecológica na qual os fungos se aderem nas raízes dos vegetais proporcionando um aumento na capacidade de absorção de nutrientes para a planta e, em troca, o fungo é alimentado pelos seres vegetais devido a produção de alimento pela fotossíntese. Chamamos desse tipo de relação de harmônica, pois todos os seres envolvidos se beneficiam dela, e interespecífica, por ser uma interação entre espécies diferentes de seres vivos.
Até aqui, a interação não fugia de algo natural, porém as coisas começaram a mudar quando descobriram que essa rede de fungos que conectam várias plantas era uma via de comunicação para redistribuir os nutrientes dos indivíduos vegetais para que aqueles que estavam carentes adquirissem os componentes necessários com objetivo da manutenção da floresta. Por conta dessa conexão faz todos os seres conectados parecer um único ser enorme em extensão.
Como as micorrizas beneficiam os vegetais, não demorou para os agricultores se interessarem pelo assunto e em um artigo da EMBRAPA foi publicada:
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.“A maioria das outras plantas, especialmente as de maior importância econômica, como certas espécies florestais e culturais anuais e perenes, formam micorrizas abundantes em suas raízes”.