Ele surgiu no início da Segunda Guerra mundial e tinha o objetivo de aproximar o Brasil, que vivia a ditadura da Era Vargas, dos países aliados contra o Eixo. Uma missão de boa vontade liderada por Walt Disney chegou ao Brasil, e foi se apaixonando com as lindas paisagens do Rio de Janeiro.
Deixa paixão nasceu o Joe Carioca para os americanos e o nosso Zé Carioca. Sua primeira aparição foi no filme Alô Amigos, de 1942, onde contracenou com o Pato Donald, que estava em viagem na América Latina. O desenho, disponível no Disney+, mostra esse jeito de malandro carioca que encanta o visitante americano.
A Culturama lança durante a 26ª Bienal do Livro em, São Paulo, um livro de capa dura batizado de Essencial do Zé Carioca: Celebrando os 80 Anos da sua Estreia, com 14 histórias, distribuídas em 144 páginas, que retratam momentos marcantes da vida do personagem, desde seus primórdios até a fase mais recente, acompanhados de artigos repletos de informações, curiosidades e imagens incríveis.
Quem conta mais detalhe deste e de outros lançamentos da Culturama, é o editor Paulo Maffia:
** É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O Jornal 140 não se responsabiliza pela opinião dos autores deste coletivo.